FRELIMO APELA AOS MOÇAMBICANOS PARA QUE SE INSPIREM NA BRAVURA DOS HERÓIS NACIONAIS

O Secretário-Geral da FRELIMO, Chakil Aboobacar, assinalou, esta terça-feira, que a celebração do 3 de Fevereiro deve constituir um momento de reflexão, em que cada moçambicano se inspira na bravura dos heróis nacionais para se engajar na construção de um Moçambique próspero, livre e economicamente independente.
Chakil Aboobacar falava à margem da cerimónia de deposição da coroa de flores na Praça dos Heróis, na Cidade de Maputo, onde o Presidente da FRELIMO e Presidente da República, Daniel Chapo, proferiu um discurso contundente de homenagem e exaltação do brio daqueles a quem apelidou de “melhores filhos desta Nação”.
Aboobacar reforçou a mensagem do Presidente Chapo sobre a premência de os moçambicanos trabalharem para o alcance da independência económica, reiterando que se trata de um povo resiliente, que já deu provas da sua capacidade em converter recursos naturais e humanos em desenvolvimento para o país.
”Agora, o que precisamos é de manter a paz e trabalharmos unidos. Vamos aproveitar o diálogo nacional inclusivo para transmitirmos os nossos sentimentos sobre o Moçambique que queremos. Assim como, no passado, os nossos heróis lutaram pela independência política, hoje cabe-nos lutar pela nossa soberania económica; acredito que, se tomarmos os heróis da pátria como fonte de inspiração, venceremos”, sublinhou.
Atendendo a que, este ano, o 3 de Fevereiro é assinalado num contexto em que milhares de famílias se encontram mergulhadas no sofrimento em consequência das calamidades naturais, Chakil Aboobacar apelou, igualmente, a que o momento sirva para robustecer o espírito de união entre irmãos, por forma a que as acções de solidariedade sejam incrementadas para mitigar o sofrimento dos que foram directamente afectados pelas cheias e inundações.




