COMISSÃO POLÍTICA DA FRELIMO ANALISA SITUAÇÃO DO PAÍS

Sob a direcção do Camarada Daniel Francisco Chapo, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, realizou-se no dia 28 de Janeiro de 2026, na Sede Nacional do Partido, a 62.ª Sessão Ordinária da Comissão Política, dedicada à análise da situação política, económica e sócio-cultural do país, bem como ao funcionamento interno do Partido.
Época Chuvosa 2025/2026
A Comissão Política enalteceu a pronta actuação do Governo ao activar o alerta vermelho em todo o território nacional, destacando a coordenação eficaz da resposta às cheias e inundações, o pré-posicionamento de meios, a retirada de populações das zonas de risco e a assistência humanitária imediata às famílias afectadas. Foi igualmente valorizada a criação da Sala de Monitoria de Operações de Emergência na Presidência da República e a solidariedade demonstrada pelo povo moçambicano e pela comunidade internacional.
Trabalho Político e Organização do Partido
A Comissão Política convocou a V Sessão Ordinária do Comité Central da FRELIMO, a realizar-se de 2 a 5 de Abril de 2026, na Matola, com foco na governação e organização interna, tendo em vista a 11.ª Conferência Nacional de Quadros, agendada para Agosto, em Chimoio, Província de Manica. A Comissão Política saudou ainda o trabalho das Brigadas Centrais e das Organizações Sociais.
O órgão reiterou sentimentos de pesar pelo falecimento dos camaradas Luísa Dias Diogo, antiga Membro da Comissão e Primeira-Ministra, e Artur Nanlicha Muchopa, Primeiro-Secretário do Partido no Niassa.
A Comissão Política designou Gonçalves João Jemusse, Secretário do Comité Central para Mobilização, Trabalho Ideológico e Organizações Sociais, para ocupar o cargo de Primeiro-Secretário no Niassa de forma interina até à eleição do novo dirigente.
Acção Governativa
Foi destacada a realização do Conselho de Ministros em Xai-Xai, os esforços em curso para a reposição da Estrada Nacional n.º 1, o adiamento do início do ano lectivo para 27 de Fevereiro de 2026, devido aos danos causados pelas chuvas, e as medidas adoptadas para garantir vias alternativas de transporte às populações sitiadas. A população é instada a abandonar as zonas de risco no contexto dos alertas das autoridades governamentais.
Forças de Defesa e Segurança
A Comissão Política reconheceu o empenho das Forças de Defesa e Segurança nas operações de busca e salvamento, na manutenção da ordem pública e no combate ao terrorismo, em defesa da soberania nacional.
FRELIMO reafirma o seu compromisso com a unidade nacional, a paz e o desenvolvimento de Moçambique.
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA!
60 anos consolidando a unidade nacional, promovendo a paz e o desenvolvimento.




