CHAKIL ABOOBACAR DESTACA VALOR HISTÓRICO E SIMBÓLICO DO CENTRO FIDEL CASTRO

O Secretário-Geral da FRELIMO, Chakil Aboobacar iniciou, esta Quinta-feira, a sua visita oficial à República de Cuba com uma deslocação ao Centro Fidel Castro Ruiz, um espaço emblemático dedicado à vida, obra e pensamento do líder histórico da Revolução Cubana.
Durante a visita, o Secretário-Geral enalteceu o valor histórico do Centro, sublinhando que o mesmo constitui um marco de inspiração e um símbolo da luta partilhada entre os povos de Moçambique e de Cuba em prol da paz, da unidade e do progresso.
Referiu que a experiência da visita despertou um profundo sentimento de pertença e permitiu reviver os ideais que sempre uniram as duas nações, nos quais inspiram-se hoje os Presidentes de Moçambique e de Cuba, Daniel Chapo e Miguel Díaz-Canel Bermúdez, respectivamente.
“O legado de Fidel permanece vivo, iluminando consciências e inspirando gerações no caminho da justiça, da dignidade e do desenvolvimento humano”, sublinhou.
Chakil Aboobacar manifestou, igualmente, a sua convicção de que os laços de irmandade e cooperação entre Moçambique e Cuba perdurarão no tempo, sustentados por uma visão comum, partilhada por Fidel Castro, de amizade e solidariedade entre os povos.
A visita ao Centro Fidel Castro Ruiz constitui um dos pontos altos da missão oficial do Secretário-Geral da FRELIMO a Cuba, que contempla ainda encontros com altos dirigentes do Partido Comunista de Cuba, visitas a instituições de interesse estratégico e momentos de intercâmbio político e cultural.
Esta deslocação reafirma os profundos laços de solidariedade entre os dois partidos e reforça a cooperação bilateral entre Moçambique e Cuba, alicerçada numa história de fraternidade e luta comum.