CABO DELGADO NÃO ESTÁ SÓ: CHAKIL ABOOBACAR REFORÇA COMPROMISSO COM A PAZ E O DESENVOLVIMENTO

O Secretário-Geral da FRELIMO, Chakil Aboobacar, reiterou que as agressões terroristas na província de Cabo Delgado constituem uma das maiores preocupações do Partido, apelando à população para que não perca a esperança nem a confiança no trabalho que está a ser desenvolvido pelo Governo com vista à reposição da segurança e da paz nas zonas afectadas.
Chakil Aboobacar falava esta quinta-feira, em Pemba, momentos após a sua chegada à província, onde permanecerá até domingo, no âmbito de uma visita de trabalho inserida no quadro da assistência aos órgãos de base e da avaliação do desempenho da governação do Partido a nível local.
Na ocasião, o Secretário-Geral explicou que a deslocação visa, igualmente, promover a interacção com as populações dos diversos distritos da província e manifestar a solidariedade da FRELIMO face aos ataques terroristas que, há anos, semeiam dor, incerteza e luto em inúmeras famílias.
“Tomamos esta oportunidade para transmitir aos militantes e à população de Cabo Delgado a mensagem de que não estão sós. Sob a liderança do Presidente da FRELIMO e da Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, estamos a trabalhar juntos, envidando todos os esforços para que esta situação seja ultrapassada e para que a província retome firmemente a rota do desenvolvimento”, afirmou.
Aboobacar assinalou, ainda, a retoma do projecto de exploração de gás na Bacia do Rovuma como um sinal encorajador de que a situação tende a normalizar-se, facto que reforça a esperança de que, gradualmente, a vida regresse à normalidade, mercê dos esforços conjugados do Governo e das Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique.
Durante os quatro dias de permanência em Cabo Delgado, segundo explicou, o Secretário-Geral da FRELIMO irá acompanhar de perto os desafios que as populações locais têm vindo a enfrentar.
“Para já, apesar dos desafios impostos pelo terrorismo, de acordo com as informações que temos recebido dos órgãos locais do Partido, a província continua a trabalhar. As bases permanecem no terreno, junto das populações, empenhadas na promoção do desenvolvimento de Cabo Delgado”, assegurou Chakil Aboobacar.




