Destaques
COMISSÃO POLITICACOMUNICADO DE IMPRENSA

Sob Direcção do Camarada DANIEL FRANCISCO CHAPO, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, teve lugar no dia 07 de Julho de 2025, na Sede Nacional da FRELIMO, a 51ª Sessão Ordinária da Comissão Política, que analisou a actual situação política, econômica e sócio-cultural do País, tendo se debruçado sobre as seguintes matérias:
- Celebração dos 50 anos da Independência Nacional e 63 anos da FRELIMO;
- Parcerias Estratégicas para o Desenvolvimento e Acção Diplomática;
- VII Conferência Nacional da OJM;
- Funcionamento dos órgãos do Partido nas Províncias
- Desempenho da Bancada Parlamentar da FRELIMO na Assembleia da República; e
- Desempenho das Forças de Defesa e Segurança.
- CELEBRAÇÃO DOS 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL E 63 ANOS DA FRELIMO
Sobre esta matéria a Comissão Política:
- Felicita a todo o Povo moçambicano por este momento de fortalecimento da coesão e da unidade no seio da família moçambicana, facto evidenciado pelo envolvimento de todas as forças vivas da sociedade nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, feito que orgulha a toda nação.
- Congratula o Camarada Presidente DANIEL FRANCISCO CHAPO, por liderar o jubileu da Independência Nacional e a todos os compatriotas, pela sua participação entusiástica nesta efeméride, evento que exalta as conquistas alcançadas ao longo deste percurso de edificação de uma Nação Soberana, em desenvolvimento e sempre em paz e com crescente afirmação papel no concerto das nações.
- Considera que o 25 de Junho representa um marco da dignidade de uma Nação e o legado eterno de um povo que soube transformar a sua dor de povo oprimido numa visão de uma nação livre e próspera.
- Acompanhou, com júbilo, o movimento da marcha da Tocha da Unidade Nacional, em toda a sua trajectória, exaltando a moçambicanidade, a cidadania e a união dos moçambicanos, no início deste novo de governação.
- PARCERIAS ESTRATÉGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO E FRENTE DIPLOMÁTICA
Neste contexto, a Comissão Política:
- Enaltece a participação do Camarada Presidente, DANIEL FRANCISCO CHAPO, na IV Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Financiamento para o Desenvolvimento, e o encontro mantido com o seu homólogo da Espanha, Rei Filipe VI, eventos em que Moçambique transmitiu a mensagem sobre a necessidade do reforço da cooperação internacional, assegurando equidade e justiça no acesso ao financiamento.
- Saúda igualmente o encontro mantido em Lisboa com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa e o Primeiro Ministro, Luís Montenegro, o que reafirma o compromisso de fortalecer a cooperação mútua e vantajosa entre Moçambique e Portugal.
- VII CONFERÊNCIA NACIONAL DA OJM
Sobre o evento, a Comissão Política:
● Apreciou a informação sobre os preparativos da realização da VII Conferência Nacional da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), tendo aprovado as propostas de candidatos ao cargo de Secretário-Geral, em estrita observância dos Estatutos e da Directiva de Eleições Internas da agremiação. - FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DO PARTIDO NA PROVÍNCIA
● A Comissão Política passou em revista o processo de revitalização dos órgãos do Partido nas províncias e distritos e nesse âmbito felicita a eleição do Camarada Francisco Nangura Muceliua, para o cargo de Primeiro Secretário da Província da Zambézia.
- DESEMPENHO DA BANCADA PARLAMENTAR DA FRELIMO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA No que toca a este ponto:
- A Comissão Política foi informada sobre o trabalho que os deputados estão a realizar nos respectivos círculos eleitorais, no quadro da interacção com a população, fiscalização das actividades do governo, bem como na divulgação das principais decisões da I Sessão da X Legislatura da Assembleia da República.
- DESEMPENHO DAS FORÇAS DE DEFESA E SEGURANÇA
Para este assunto, a Comissão Política:
- Condena os actos de barbaridade praticados contra os cidadãos e agentes da Polícia da República de Moçambique e considera uma afronta a ordem e tranquilidade públicas, pelo que insta os órgãos competentes a investigarem e esclarecerem os casos, bem como apela a maior colaboração da população para o combate à criminalidade.
60 ANOS
CONSOLIDANDO A UNIDADE NACIONAL,
PROMOVENDO A PAZ E O DESENVOLVIMENTO
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA!