PRESIDENTE CHAPO QUER ÓRGÃOS DE BASE DA FRELIMO FOCADOS NO INTERESSE DO POVO

O Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, exortou, esta Sexta-feira, os Primeiros Secretários dos Comités Distritais do Partido a colocarem em primeiro plano os mais nobres interesses do povo, tornando o distrito como ponto de referência da acção governativa.
Daniel Chapo, que falava na abertura da Reunião Nacional dos Primeiros Secretários Distritais da FRELIMO, evento de dois dias que decorre no distrito de Bilene, província de Gaza, lembrou que os dirigentes locais são os primeiros guardiãos do princípio tradicional do Partido, segundo o qual a “vitória prepara-se, a vitória organiza-se”.
Sublinhou que os Primeiros Secretários Distritais, durante o seu trabalho com os órgãos de base, devem centrar as suas atenções na busca de soluções para os problemas do povo, através de uma acção coordenada com os órgãos de governação local.
“O Primeiro Secretário do Comité Distrital deve, sobretudo, trabalhar arduamente para o resgate da confiança das populações, por via de realização de acções concretas com benefícios directos para as comunidades”, frisou o Presidente Daniel Chapo.
Na ocasião, o Presidente da FELIMO falou, também, das manifestações violentas, ilegais e criminosas registadas logo após as últimas eleições gerais, que mergulharam o país no caos e afectaram profundamente o tecido económico e social no país.
Neste contexto, Chapo desafiou os Primeiros Secretários Distritais da FRELIMO a elaborarem e implementar um plano de acção de reconstrução das infra-estruturas destruídas, incluindo o património do Partido e das organizações sociais.
“Temos o desafio de resgatar a confiança na sociedade e a estabilização do tecido social ao nível do distrito e da vida das comunidades”, frisou.
O Presidente apelou, igualmente, aos membros e simpatizantes do Partido, bem como à população no geral, a se manterem firmes na promoção da paz e unidade nacional, com maior enfoque no envolvimento activo no Diálogo Nacional Inclusivo em curso no país.




