Outras

FRELIMO e PCV unidos pelos laços históricos de solidariedade fraterna e ideal comum

Ao longo do processo de luta pela independência nacional, a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e o Partido Comunista do Vietname (PCV) estiveram juntos, unidos e sempre conduzidos pelo espírito de solidariedade fraterna e ideal comum, no desenvolvimento dos dois partidos, países e povos. 

A afirmação é da Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República Socialista do Vietname na República de Moçambique, a Sra.Tran Thi Thu Thin, durante uma entrevista concedida ao BOLETIM INFORMATIVO da FRELIMO (BIF), no âmbito da realização do 14º Congresso do PCV, agendado para decorrer de 19 a 25 de Janeiro corrente, na cidade de Hanói, capital daquele país asiático.

 Tran Thi Thu Thin disse ainda que, ao longo dos anos, a FRELIMO e o PCV continuam a fortalecer os seus tradicionais laços de amizade e cooperação, com base na assinatura de vários acordos conjuntos, com destaque para os sectores de educação, saúde, entre outros de vital importância, para o contínuo desenvolvimento dos dois partidos e povos.

Neste contexto, apresentamos, em seguida, os principais momentos da entrevista com a chefe da diplomacia vietnamita em Moçambique.

BIF: Sra Embaixadora. Que avaliação faz da relação entre o Partido Comunista do Vietname (PCV) e a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO)?

Tran Thi Thu Thin: A FRELIMO foi um dos primeiros partidos políticos com os quais o PCV estabeleceu relações de amizade fraterna e cooperação, no ano de 1960, em que durante a luta pela independência nacional, os dois partidos e as duas nações estiveram lado a lado, manifestando sempre o espírito de solidariedade fraterna e um ideal comum. Foi ao longo deste processo de construção e desenvolvimento nacional que os dois partidos continuaram firmes na prestação de assistência ao seu povo.

Para estimular a cooperação, o Vietname tem vindo a promover diversos cursos de treinamento político de curta duração em benefício dos Quadros do Partido FRELIMO, com o objectivo de compartilhar experiências na liderança do país e na consolidação das relações mútuas, tendo o mais recente sido realizado em Setembro de 2025. 

 Com base nas boas relações existentes entre os dois partidos e países, foram implementados projectos que trouxeram resultados frutíferos e benéficos para ambos os lados. Aqui podemos destacar a implantação da empresa de telefonia móvel Movitel em Moçambique, que hoje constitui uma referência com um raio de cobertura que abrange todos os distritos do país.

 Com 13 anos de operação, a Movitel já alcançou a liderança no mercado moçambicano, cujos seus serviços de telecomunicações tornaram a empresa pioneira no processo de transformação digital neste país, Moçambique. 

BIF: O PCV realiza este ano  o seu 14º Congresso Nacional. Olhando para o período desde o 13º Congresso (2021-2025), poderia destacar algumas conquistas que o Partido alcançou nos últimos 5 anos?

Tran Thi Thu Thin: Ao longo dos mais de 80 anos de jornadas árduas marcadas por várias adversidades e desafios, assim como pela glória e honra, o Vietname, sob a liderança do Comité Central do Partido do Presidente Ho Chi Minh, do Secretariado e dos sucessivos Secretários-Gerais, alcançou vitórias, em várias etapas, que contribuíram para o contínuo desenvolvimento do País.

Estas etapas incluem a conquista da independência nacional, a reunificação e a construção do socialismo, que transformaram o país de uma nação pobre num país em desenvolvimento profundamente integrado na comunidade global, com um crescimento económico impressionante e padrões de vida cada vez melhores para o seu povo.

Devo referenciar que desde a sua fundação em 1930, o PCV realizou 13 Congressos Nacionais, caracterizados pela união e determinação de todos. Ao longo deste exercício, o país implementou, com sucesso, a Resolução do 13º Congresso Nacional para o mandato de 2021-2025, alcançando resultados notáveis, sobretudo no contexto da estabilidade macro-económica, controlo da inflação, da dívida pública, entre outros elementos que concorrem para o funcionamento regular das instituições em benefício do país e do povo.

O crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB), entre 2021 e 2025, foi de aproximadamente 6,3% ao ano, um dos mais altos do mundo. Em 2025, o PIB ultrapassou US$ 510 bilhões (1,47 vezes o de 2020) e a renda per capita (por pessoa) atingiu cerca de US$ 5.000, colocando o Vietname entre os países de renda média-alta. 

No que tange ao desenvolvimento cultural, humano e social, o Vietname apresenta progressos significativos em diversas áreas, com destaque para a segurança social onde o padrão de vida da  população melhorou consideravelmente. As áreas de Defesa e Segurança Nacional foram ainda mais fortalecidas, para a salvaguarda da independência, da soberania e da integridade territorial. 

Há que destacar ainda que o Vietname busca, consistentemente, uma política externa de independência, auto-suficiência, paz, amizade, cooperação e desenvolvimento, ao mesmo tempo em que diversifica e multilateraliza as suas relações externas.

Disciplina Partidária Rigorosamente Aplicada

No último mandato, a construção e a ratificação do Partido alcançaram resultados inovadores. A disciplina partidária foi rigorosamente aplicada; bem como o combate à corrupção, ao desperdício e às práticas negativas.

A liderança e os métodos de governança do Partido continuaram a ser renovados, tornando-se mais científicos, democráticos, eficazes e eficientes. Essas conquistas reafirmam a unidade, o consenso e a elevada determinação de todo o Partido, do povo e do sistema político na construção de um Partido Comunista do Vietname íntegro e forte.

 Continuamos a aprimorar um Estado Socialista de Direito do Povo, pelo Povo e para o Povo, sob a liderança do PCV Partido.

BIF: Qual o foco do 14º Congresso Nacional do PCV na orientação das políticas do desenvolvimento do Vietname?

Tran Thi Thu Thin: Com base no sucesso dos congressos anteriores, o 14º Congresso Nacional é um importante evento político de significado decisivo para o futuro desenvolvimento do Vietname na nova era e que vai reunir 1.588 delegados, representando mais de 5,6 milhões de membros do Partido.

O 14º Congresso Nacional vai decorrer sob o lema: “Sob a Gloriosa Bandeira do Partido, Unindo Esforços e Unanimidade para Alcançar com Sucesso as Metas de Desenvolvimento do País até 2030; Construindo Autonomia Estratégica, Auto-suficiência, Resiliência, Avançando com Confiança na Era do Progresso Nacional, pela Paz, Independência, Democracia, Prosperidade, Progresso, Felicidade e um Caminho Firme Rumo ao Socialismo”. 

Este lema reflecte a unicidade do pensamento, fortalece a confiança pública e reafirma a sabedoria e a firmeza do Partido e da Nação. Representa, ainda, um ponto de viragem histórica e  um marco importante no processo de desenvolvimento nacional.

O 14º Congresso Nacional do PCV ocorre numa altura em que o Vietname se esforça para concretizar as metas políticas e tarefas estabelecidas pelo 13º Congresso e coincide com a celebração do 96º aniversário da fundação do Partido Comunista do Vietname (03/02/1930–03/02/2026). 

O PCV pretende alcançar as metas de desenvolvimento do país até 2030, quando o Partido celebra seu centenário (1930–2030), e trabalhar em direcção à visão de 2045, que marca o centenário da República Socialista do Vietname (1945–2045).

O Congresso identificará metas de desenvolvimento, incluindo a manutenção firme de um ambiente pacífico e estável; a promoção do desenvolvimento nacional rápido e sustentável, salvaguardando firmemente a Pátria; a melhoria abrangente dos padrões de vida da população. Pretendemos que o Vietname se torne um país em desenvolvimento com indústrias modernas, no contexto da concretização da visão de uma nação cada vez mais próspera, rumo ao socialismo.

Constitui, também, uma das prioridades centrais do país, construir uma estrutura institucional de desenvolvimento abrangente e bem coordenada, com o foco nos sistemas jurídicos e mecanismos políticos que possam remover de forma rápida e decisiva os entraves e restrições.

Este Congresso também se concentrará em três avanços estratégicos, nomeadamente: Alcançar grandes avanços nas instituições de desenvolvimento; fortalecer a descentralização e a delegação de autoridade; promover avanços na ciência, tecnologia, inovação e transformação digital; e desenvolver novas capacidades produtivas juntamente com novos modelos de produção e negócios; Focar na reestruturação e na melhoria da qualidade dos recursos humanos; desenvolver uma força de trabalho altamente qualificada e valorizar o talento; reformar ousadamente o trabalho de quadros e incentivar e proteger os funcionários que sejam dinâmicos, criativos, dispostos a pensar e agir, prontos para assumir responsabilidades e sacrificar-se pelo bem comum; e continuar a introduzir melhorias no processo do desenvolvimento de infra-estrutura socioeconómica, particularmente na área de transporte, tecnologia e energia.

BIF: Após o 14º Congresso do PCV, como Embaixadora do Vietname em Moçambique, como prevê o desenvolvimento futuro da cooperação entre os dois Partidos?

Tran Thi Thu Thin:  Ao longo do tempo, a tradicional solidariedade, amizade e cooperação entre os nossos dois partidos foram cultivadas e desenvolvidas por sucessivas gerações de líderes de ambos os lados. O PCV sempre valorizou e reafirmou a sua disposição de ampliar a cooperação com a FRELIMO. Acredito que essa perspectiva continuará a ser promovida após o 14º Congresso.

O Partido Comunista do Vietname  continuará a atribuir importância à preservação e ao desenvolvimento da relação entre os nossos dois partidos, orientando as relações Vietname-Moçambique, com base na confiança política, para expandir a cooperação em áreas onde ambas as partes têm necessidades e pontos fortes, como petróleo e gás, recursos naturais, construção, agricultura, aquicultura, saúde, entre outros sectores essenciais. 

Estou confiante de que, com base na solidariedade tradicional e na boa parceria entre os dois Partidos, surgirão mais oportunidades no futuro para fortalecer ainda mais a cooperação mutuamente benéfica entre o PCV e a FRELIMO, bem como entre o Vietname e Moçambique.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp