SG DA FRELIMO DESTACA DEDICAÇÃO AO POVO COMO MAIOR LEGADO DE ALFREDO GAMITO
O Secretário-Geral da FRELIMO, Chakil Aboobacar, participou, esta Quarta-feira, em Maputo, nas exéquias fúnebres de Alfredo Gamito, membro do Partido e quadro que desempenhou funções de relevo ao serviço do Estado moçambicano, como as de Ministro, Deputado da Assembleia da República e Governador da província de Nampula, cuja voz se calou para sempre no último Domingo, vítima de doença.
Na ocasião, Chakil Aboobacar apresentou as mais sentidas condolências à família, em nome da direcção da FRELIMO, sublinhando que a morte de Alfredo Gamito representa uma perda irreparável de um “grande homem” que, em vida, se destacou, entre outros aspectos, pela sua dedicação ao povo.
“Era um quadro que discutia de forma frontal, honesta e aberta a necessidade de maior participação da população nos processos de governação do país. Esteve sempre preocupado em criar condições para que o Povo continuasse a participar na construção da nossa Nação”, destacou.
O Secretário-Geral da FRELIMO frisou que as novas gerações devem inspirar-se neste legado para a consolidação do processo de descentralização em curso no país, que constitui um dos aspectos em discussão no âmbito do Diálogo Nacional e Inclusivo.
“Foi uma pessoa simples, com uma grande dimensão humana e que contribuiu para o desenvolvimento de Moçambique. O Partido e o país, no geral, perdem hoje alguém que esteve sempre disponível para ajudar e contribuir com as suas ideias”, lamentou Chakil Aboobacar.
Alfredo Gamito, que morreu aos 84 anos de idade, abraçou a causa da FRELIMO desde a sua juventude, tendo dedicado grande parte da sua vida ao serviço do Partido e do Estado moçambicano.




