Destaques2

MENSAGEM DA FRELIMO POR OCASIÃO DO 48.º ANIVERSÁRIO DA ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE MOÇAMBICANA (OJM) JUVENTUDE MOÇAMBICANA: O MOTOR DA INOVAÇÃO, A FORÇA DO TRABALHO E O GARANTE DA UNIDADE NACIONAL

MENSAGEM DA FRELIMO POR OCASIÃO DO 48.º ANIVERSÁRIO DA ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE MOÇAMBICANA (OJM) JUVENTUDE MOÇAMBICANA: O MOTOR DA INOVAÇÃO, A FORÇA DO TRABALHO E O GARANTE DA UNIDADE NACIONAL

Maputo, 29 de Novembro de 2025
Moçambicanas e Moçambicanos, Jovens de todo o nosso vasto e belo País,

Hoje, 29 de Novembro, Moçambique celebra a sua maior força, a sua energia mais vibrante e a certeza da sua continuidade: a Juventude Moçambicana.

Ao assinalarmos os 48 anos da criação da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), curvamo-nos perante a memória e a visão do Presidente Samora Moisés Machel, que em 1977, num momento decisivo da nossa História, vos designou como a “Seiva da Nação”. Essa metáfora permanece viva, mas ganha hoje novos significados. Se ontem a seiva alimentava a independência política, hoje ela deve alimentar a independência económica, a inovação tecnológica e a coesão social da nossa Pátria amada.

É, pois, dentro deste contexto que celebramos esta data num momento marcado por grandes desafios para Moçambique e para o mundo. Vale reiterar que a FRELIMO compreende profundamente que ser jovem em 2025 exige muito mais resiliência pois os seus desafios hoje são mais complexos do que ontem.

Ouvimos as vossas preocupações, compreendemos as vossas exigências e, particularmente, reconhecemos as dificuldades que muitos enfrentam no acesso ao emprego, à habitação e à realização plena dos vossos sonhos. Não ignoramos a realidade; encaramo-la de frente. E é precisamente porque os desafios são grandes que a vossa energia é indispensável. A OJM renova-se hoje para ser uma casa comum, cada vez mais aberta a todas as sensibilidades, onde a crítica construtiva se transforma em solução e onde a vontade de mudar se materializa em acção.

Sob a liderança pragmática e humanista do Camarada Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, Dr. Daniel Francisco Chapo, inauguramos um novo paradigma de governação, centrado no Cidadão e focado em resultados. O Presidente Daniel Chapo tem sido claro: “Empreender é um acto patriótico”. A FRELIMO não quer uma juventude dependente; quer uma juventude proprietária, criadora e líder.

  • Instamos cada jovem a apropriar-se das ferramentas que o Governo coloca à vossa disposição. O Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL), que reserva 60% dos seus recursos especificamente para a juventude, é uma conquista vossa. Este capital existe para financiar as vossas ideias nos distritos, para transformar a agricultura, para potenciar o comércio e para criar pequenas indústrias.
  • O Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis (FAIJ), com taxas bonificadas, é a vossa alavanca para o mercado. Não deixem que estas oportunidades passem. Ocupem o vosso espaço na economia.

Sejam os arquitetos das vossas próprias empresas, desde as startups tecnológicas, tanto nas grandes cidades capitais, como no campo, do Rovuma a Maputo. Em toda escala nacional. A aposta no ensino técnico-profissional é a chave para o acesso rápido ao mercado de trabalho e para a industrialização que o país almeja.

Ainda por ocasião desta efeméride, gostaríamos de recordar que Moçambique é um mosaico rico de culturas, opiniões e sonhos. A nossa diversidade é a nossa fortaleza, nunca a nossa fraqueza. Assim, a FRELIMO lança um apelo vibrante à Paz e à Reconciliação, instando categoricamente a juventude a recusar a tentação de adesão do discurso de ódio, a intolerância e a violência pois estas práticas só servem para dividir a família moçambicana.

Acreditamos e promovemos o princípio do “Ubuntu” – “Eu sou porque nós somos”. O jovem da OJM e o jovem que não é da OJM são, acima de tudo, irmãos moçambicanos. Partilham o mesmo “chapa”, a mesma escola e o mesmo amor pela terra.

Convidamos, por isso, a todos os jovens para canalizarem a sua energia e vontade de mudança para a construção, para o voluntariado, para a fiscalização cidadã e para o debate de ideias. A rua deve ser um espaço de convivência e segurança, e as redes sociais um espaço de inovação e conexão, não de discórdia e demonstração de radicalismos. Inspirados nos ideais dos Jovens do “25 de Setembro”, sejamos hoje os heróis da Paz.

Pelas razões acima, a FRELIMO exorta a juventude a ser a guardiã moral da sociedade. Exorta, igualmente, a liderarem pelo exemplo no combate à corrupção, a dizer não às drogas, a protegerem o ambiente face às mudanças climáticas e a promoção da igualdade de gênero. A OJM deve continuar a ser a vanguarda na promoção de estilos de vida saudáveis e na defesa intransigente dos interesses supremos do Povo.

Aos membros da OJM, a nossa saudação especial pela vossa entrega e militância. Continuem a ser o braço mais longo e mais dinâmico do Partido, mas sejam também os ouvidos atentos da comunidade. A todos os jovens moçambicanos, saibam que a FRELIMO e o Governo do Presidente Daniel Chapo contam convosco. Vós sois o presente que constrói o futuro.

Vamos trabalhar de forma diferente para obter resultados diferentes e levar Moçambique para frente.

MUITOS PARABÉNS, JUVENTUDE MOÇAMBICANA!
60 ANOS CONSOLIDANDO A UNIDADE NACIONAL, PROMOVENDO A PAZ E O DESENVOLVIMENTO FRELIMO – A FORÇA DA MUDANÇA

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp