Destaques

MENSAGEM DA FRELIMO PELA PASSAGEM DO 12 DE OUTUBRO, DIA DO PROFESSOR E DA ONP/SINDICATO NACIONAL DO PROFESSOR

Caríssimos profissionais da Educação,
Sob o lema: “ONP/SNP Reinventando o Futuro e Liderando um Tempo de Criseˮ, o Sindicato Nacional dos Professores comemora hoje, 12 de Outubro, 44 anos da sua existência.

Foi por criatividade esclarecida do saudoso Presidente Samora Moisés Machel que há 12 de Outubro de 1981 criou-se em todo o território nacional, a Organização Nacional dos Professores, ONP, tendo em vista acolher, organizar e defender
os direitos e deveres dos profissionais da Educação, através da sua reunião em torno de um instrumento Associativo, ONP.

A FRELIMO reconhece que ao longo da história da sua existência, a ONP/SNP tem desempenhado um papel relevante em prol da classe do professorado, não obstante os desafios que se lhe colocam.

A FRELIMO reconhece o esforço que è empreendido pelo professor, por forma a levar a bom porto a tarefa para o qual lhe foi confiada, a de educar o aluno e, consequentemente, dar o seu valioso contributo à Sociedade moçambicana.

A FRELIMO entende que, vezes sem conta o professor tem se exposto ao calor, à chuva e ao frio em prol dos seus educandos e instruindo-os a bem da Pátria. Neste contexto, o Partido exorta ao Governo, as instituições vocacionadas ao ensino e a
ONP/SNP a desencadear uma campanha de maior
aproximação à classe do professorado por forma a melhor identificar, de forma conjunta e permanente, soluções para os problemas que os apoquentam.

A FRELIMO enaltece o papel que vem sendo exercido pelo Camarada Daniel Francisco Chapo, Presidente da FRELIMO e Chefe de Estado moçambicano, na busca de melhores condições de vida e de trabalho á esta camada do profissional.

A FRELIMO exorta a todas forças vivas da Sociedade a unir esforço no combate aos males que afectam a educação das novas gerações, incluindo o consumo de álcool, e de drogas levado a cabo por alguns educandos, o que compromete o futuro de Moçambique.

A FRELIMO endereça um conforto especial ao professor e aos alunos que, devido às incursões dos terroristas no norte de Cabo Delgado enfrentam sevícias, mortes e destruições.

A FRELIMO deseja a ONP/SNP, a classe do professorado, ao Governo e a todos os protagonistas da Educação, uma passagem do 12 de Outubro tranquila e de esperança por dias melhores.

Feliz dia do Professor!
60 ANOS
CONSOLIDANDO A UNIDADE NACIONAL,
PROMOVENDO A PAZ E DESENVOLVIMENTO
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA!
Maputo, 12 de Outubro de 2025

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp