Destaques

COMISSÃO POLÍTICA DA FRELIMO REÚNE-SE EM SESSÃO ORDINÁRIA E AVALIA A SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÓMICA, POLÍTICA E CULTURAL DO PAÍS

Sob direcção do Camarada Daniel Francisco Chapo, Presidente da Frelimo e Presidente da República de Moçambique, teve lugar no dia 26 de Setembro de 2025, na sede Nacional do Partido, a 55.ª Sessão Ordinária da Comissão Política.

O órgão analisou a situação sócio-económica, política e cultural do país.
Com efeito, foi escrutinado trabalho do governo, avaliado o estágio do Diálogo Nacional Inclusivo, o exercício político do partido pelo país, as festividades do 25 de Setembro, os preparativos para o 4 de Outubro, o desempenho da bancada parlamentar da Frelimo na Assembleia da República e o desempenho das Forças de Defesa e Segurança.

Feita a análise minuciosa, a Comissão Política manifesta agrado pelo avanço do Fundo de Desenvolvimento Local (FDEL), pela entrada do grupo AMAN para dinamizar o turismo de conservação com experiência comprovada internacionalmente e realça o retorno do programa Millennium Challenge Corporation para projectos de conectividade e resiliência climática.

A Comissão Política acompanhou com satisfação a primeira participação do Camarada Daniel Francisco Chapo na sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. Nesta que foi a 80.ª Sessão, Daniel Chapo apontou o reforço do multilateralismo e uma abordagem multidimensional como solução aos problemas no mundo, exigindo que África seja uma voz audível na ordem global.
À margem da sessão, houve contactos com diferentes parceiros internacionais, incluindo o Secretário-Geral da ONU, Eng. António Guterres, para o reforço da parceria no campo bilateral e multilateral.
O Camarada Presidente foi o principal orador no Africa Conference 2025, na Universidade de Columbia, onde apresentou a visão moçambicana sobre o desenvolvimento sustentável.

Quanto ao trabalho político, a Comissão Política enaltece as visitas do Camarada Chakil Aboobacar, Secretário-Geral da Frelimo, destacando o seu empenho no contacto com a população e reforço da coesão social em Nampula e Niassa.

A Comissão Política avalia positivamente as festividades do 25 de Setembro, felicita os condecorados, saúda as Forças Armadas de Defesa de Moçambique pelo crescimento nos últimos 50 anos da Independência Nacional e exorta os moçambicanos participarem massivamente nas festividades da paz no próximo dia 04 de Outubro.

O órgão endereça felicitações à camarada Marina Pachinuapa pela outorga do título de Dr. Honoris Causa Pela Universidade Púngue reconhecendo o seu contributo pela Independência Nacional, bem como pela causa da promoção dos direitos da equidade do gênero e justiça social.

Todavia, a Comissão Política, durante a sessão, concluiu haver necessidade de mais trabalho pelo que orienta o governo o seguinte:

  • Acelerar a implementação do Plano de Recuperação Económica;
  • Reforçar a mensagem para a participação de todos no Diálogo Nacional Inclusivo cuja auscultação decorre em todo país;

À Bancada Parlamentar da Frelimo impõe-se:

  • Prosseguir com acções de fiscalização às actividades do governo tomando em conta a II Sessão Ordinária da X Legislatura a ter lugar de 22 de Outubro a 18 de Dezembro com o momento mais alto a ser a apresentação pelo Chefe de Estado da situação geral da Nação.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp