Outras

Presidente do Botswana considera Moçambique um parceiro estratégico

Mais um Chefe do Estado está de visita ao país. Desta vez, é o Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, que hoje iniciou uma visita de dois no âmbito do reforço das relações bilaterais entre os dois países. Esta é uma das primeiras visitas que Masisi faz a um país na qualidade de presidente do

Botswana. Para simbolizar o momento, o Presidente da República, Filipe Nyusi, ofereceu um banquete na Presidência para o seu homólogo e a delegação que o acompanhava. Na ocasião, Nyusi destacou o papel do Botswana na luta pela independência nacional.

Por seu turno, Mokgweetsi Masisi considerou Moçambique um parceiro estratégico, razão pela qual o escolheu como um dos primeiros a escalar depois de ter tomado posse semana passada como o quinto presidente do seu país. “É nosso desejo que Moçambique e Botswana continuem a ter relações cordiais e frutíferas, que tem sido aprimoradas por meio de intercâmbios em vários sectores. Estas relações cordiais devem-se ao compromisso mútuo na democracia, governação, estado de direito, paz, segurança bem como a contínua procura do bem-estar dos nossos povos. Achei certo fazer-lhe uma visita oficial, pois Botswana considera Moçambique um parceiro estratégico para o desenvolvimento. Acredito que as condições geográficas não podiam ter determinado um melhor amigo que Moçambique. Como todos sabem, as relações entre os dois países são sustentadas por uma base forte e sólida que foram estabelecidas pelos nossos fundadores, o presidente Seretse Khama, do Botswana, e Samora Machel, de Moçambique”, disse Masisi.

Além do banquete, ainda hoje, as duas delegações tiveram um encontro bilateral, onde discutiram várias áreas de cooperação.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp