Destaques

FRELIMO SAÚDA ENVOLVIMENTO POPULAR NAS CELEBRAÇÕES DO JUBILEU DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

O Secretariado do Comité Central da FRELIMO, reunido nesta Sexta-feira, 4 de Julho, em sessão alargada aos Primeiros-Secretários dos Comités Provinciais e outros quadros, avaliou positivamente o envolvimento dos membros do Partido e de todos os moçambicanos nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional e dos 63 anos da fundação da FRELIMO, assinalados no passado dia 25 de Junho.

O órgão considerou que as comemorações decorreram, a nível nacional, num ambiente de festa e de reforço da Unidade Nacional, destacando-se o pragmatismo e a liderança do Presidente do Partido e da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, que presidiu à cerimónia central, realizada no Estádio da Machava, ao qual atribuiu a designação de Estádio da Independência Nacional.

A sessão foi dirigida pelo Secretário-Geral da FRELIMO, Chakil Aboobacar, que, na ocasião, enalteceu o trabalho desenvolvido pelos órgãos do Partido a diversos níveis, considerando que esse esforço permitiu uma celebração histórica e merecida do jubileu da Independência Nacional, reafirmando a determinação do povo em continuar a consolidar os ganhos alcançados desde 1975.

Chakil Aboobacar saudou igualmente o Presidente Chapo pelo seu empenho e exemplo no fortalecimento da coesão e da unidade no seio da família moçambicana, facto evidenciado pelo envolvimento de todas as forças vivas da sociedade nas celebrações do jubileu da Independência Nacional, um feito que orgulha toda a Nação.

“Reiteramos as nossas felicitações a cada moçambicano por este momento especial, que coincide com o início de um novo ciclo político e de uma nova era de governação no nosso País. A entrega, a vibração e o calor que cada um de nós demonstrou nestas festividades, em particular no dia 25 de Junho, revelam, sem sombra de dúvida, que o povo ama esta Pátria e está determinado a trilhar os caminhos do progresso”, afirmou o Secretário-Geral da FRELIMO.

O dirigente exortou os órgãos provinciais do Partido a prosseguirem com a mobilização da população para a realização de eventos comemorativos até ao fim do presente ano, sem descurar a agenda comum de desenvolvimento e os desafios actuais, com ênfase no trabalho colectivo rumo à conquista da independência económica.

“As celebrações dos 50 anos da Independência Nacional constituem uma oportunidade para reforçarmos o nosso compromisso com os desafios do presente, nomeadamente a juventude, o emprego, o combate à pobreza e a independência económica. O Partido continuará a liderar este processo com o apoio de todos”, acrescentou Chakil Aboobacar, sublinhando, de seguida, o apoio prestado pelos Partidos amigos de diferentes partes do mundo, que se juntaram à festa do povo moçambicano.

Nesta sessão, o Secretariado do Comité Central da FRELIMO apreciou igualmente os preparativos da VII Conferência Nacional da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), que terá lugar de 10 a 12 de Julho do corrente ano, na Escola Central do Partido, na Matola, tendo encorajado as direcções dos Comités Provinciais a apoiarem o movimento juvenil, para que o evento seja um momento de celebração e de fortalecimento desta agremiação.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp