FRELIMO E PSUV APONTAM NOVOS CAMINHOS PARA UMA COOPERAÇÃO TRANSFORMADORA

No âmbito da visita de trabalho que efectua à República Bolivariana da Venezuela, o Secretário-Geral da FRELIMO, Chakil Aboobacar, manteve, esta Terça-feira, 22 de Julho, em Caracas, uma série de encontros estratégicos com dirigentes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), que desempenham igualmente funções-chave no aparelho governativo daquele país.
As reuniões visaram consolidar os laços históricos entre as duas formações políticas e projectar novas áreas de cooperação bilateral entre Moçambique e Venezuela e permitiram identificar convergências programáticas, bem como abrir caminhos para um plano de cooperação mais estruturado.
A jornada iniciou com um encontro com o Ministro do Poder Popular para as Relações Exteriores, Yván Gil, seguido de reuniões com Eduardo Piñate, Vice-Presidente de Formação e Ideologia do PSUV, e Héctor Rodríguez, Vice-Presidente do partido para o Bloco Histórico, Ministro da Educação e responsável pelos Assuntos Sociais e Territoriais do Governo.
Chakil Aboobacar classificou os encontros como “profundamente frutíferos”, sublinhando que as discussões confirmaram a convergência de valores e prioridades entre a FRELIMO e o PSUV, com o compromisso de orientar, com responsabilidade e visão estratégica, os destinos dos seus respectivos países.
“A nossa missão comum é proteger a soberania dos nossos povos, promover a justiça social e garantir modelos de desenvolvimento enraizados nas realidades locais”, afirmou.
Entre os resultados mais promissores destaca-se a vontade expressa de reforçar o intercâmbio de quadros e a formação política de jovens militantes, com base em princípios de solidariedade internacionalista. Foram igualmente abordadas possibilidades concretas de cooperação entre os dois Governos, particularmente nos sectores da educação, energia, agricultura e saúde, com enfoque na transferência de conhecimento e boas práticas.
A experiência venezuelana na defesa da soberania económica, apesar das adversidades, foi reconhecida pela delegação moçambicana como fonte de inspiração para políticas nacionais centradas na inclusão, na auto-suficiência e na resistência a pressões externas. Nesse sentido, ambas as partes manifestaram interesse em dinamizar o diálogo político entre países do Sul Global e em contribuir activamente para plataformas comuns de articulação entre partidos progressistas.
A visita de Chakil Aboobacar à Venezuela inscreve-se na nova dinâmica da diplomacia partidária da FRELIMO, impulsionada pelo Presidente Daniel Francisco Chapo, que tem orientado o Partido no sentido de revitalizar a sua presença internacional, aprofundar parcerias estratégicas e ampliar os horizontes da cooperação para o desenvolvimento com base em princípios de autodeterminação e solidariedade entre os povos.