Está aqui

UNIVERSIDADE NACHINGWEA DIVULGA EDITAIS PARA O ANO ACADEMICO DE 2013

Terça, 5 Fevereiro, 2013 - 17:45

Brigadas Centrais da FRELIMO, chefiadas pelos Membros da Comissão Instaladora da Universidade Nachingwea – UNA, deslocaram-se à todas as províncias do País, com o intuito de divulgar os Editais de Ingresso para o ano académico 2013, nos diversos cursos regulares oferecidos pela UNA na sua fase inicial.
Sengundo apurou o Diário da FRELIMO, o périplo foi realizado durante o mês de Janeiro do ano em curso, onde os Membros das Brigadas procederam a divulgação do arranque oficial neste ano, dos trabalhos da Universidade Nachingwea, uma instituição do Ensino Superior Privada, propriedade do Partido FRELIMO, que segundo se revelou, é uma extensão das actividades desenvolvidas pelo Centro de Preparação Político Ideológico de Nachingwea, que funcionou durante a Luta Armada de Libertação Nacional, na então Tanganhyka, hoje República Unida da Tanzania.
Os brigadistas deixaram a conhecer aos Quadros da FRELIMO que participaram nas reuniões por sí orientadas, sobre os requisitos necessários para o acesso à UNA, as Faculdades que irão abrir numa primeira fase e os  seus respectivos cursos regulares a serem leccionados. Com sede provisória na Cidade da Matola, Bairro da Machava, Província de Maputo, a UNA irá funcionar inicialmente com quatro Faculdades, nomeadamente: Faculdade de Economia e Informática, Faculdade de Ciências Jurídicas, Faculdade de ciências Políticas e Administração, e Faculdade de Ciências Agrárias.
Importa referir que Nachingwea, é o local onde os guerrilheiros da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), eram preparados poilítico e militarmente para enfrentarem o colonialismo português, para a conquista da Independência Nacional.
Hoje, depois de Moçambique ter conquistado a independência política, a luta do povo moçambicano continua contra a Pobreza, um mal que fustiga a maior parte dos moçambicanos. Foi a pensar na Luta Contra a Pobreza, que a FRELIMO cria a Universidade Nachingwea, como uma instituição vocacionada para preparar homens e mulheres, munidos de conhecimentos tecnológicos e cientificos com níveis de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, para erradicar a pobreza em Moçambique. A UNA está vocacionada igualmente para trabalhos de Investigação Científica e extensão em todo o território nacional.
Os Candidadtos a UNA serão submetidos à Exames de Admissão a serem realizados  no dia 19 de Fevereiro de 2013, cujas inscrições decorrem até ao dia 10 deste mês  e as aulas iniciam a 28 de Fevereiro corrente.
Os Quadros da FRELIMO em quase todas as províncias, saudaram e colheram com satisfação a informação sobre as actividades da UNA e lançaram várias sugestões com perspectivas de enriquecimento da Estratégia Global da UNA, destacando-se a necessidade de abrir mais Faculdades de Cursos de Ciências Naturais e/ou Exactas.
Editado por: Antonio Mauvilo

Etiquetas: