
MAPUTO CIDADE
1. Eneas da Conceição Comiche
PROVÍNCIA DE MAPUTO
2. Matola – Calisto Moisés Cossa
3. Boane – Jacinto Loureiro
4. Manhiça - Luis Munguambe
5. Namaacha – Manuel Munguambe
GAZA
6. Xai-Xai – Emídio Xavier
7. Chokwe - Lídia Cossa
8. Mandlakaze - Maria Helena Langa
9. Bilene - Mufundisse Chilengue
10. Chibuto – Henriques Albino Machava
11. Macia – Ramalho Mussagy
INHAMBANE
12. Municipio de Inhambane – Benedito Guimino
13. Maxixe - Fernando Bambo
14. Vilankulos – William Thuzine
15. Massinga - Medy Geremias
16. Quissico – Abílio Chiponde
SOFALA
17. Beira – Augusta Maita
18. Dondo – Manuel Chaparica
19. Nhamatanda – António Charumar
20. Gorongosa – Sebete Elicha Morais
21. Marromeu – Vitória Cristina Artur
MANICA
22. Chimoio – João Ferreira
23. Manica – Bernardo Patrício
24. Sussundenga – Lidia Luis
25. Catandica – Domingos Cassuada Tuboi
26. Gondola – Arlindo Cesário Ngozo
TETE
27. Cidade de Tete – César de Carvalho
28. Moatize – Carlos Portimão
29. Ulongue – Evaristo Fidelis
30. Nhamayabue – Alberto Salifu Amade
ZAMBÉZIA
31. Quelimane – Carlos Carneiro
32. Mocuba – Geraldo Sotomane
33. Milange – Felisberto Mvua
34. Gurue – Aniceto Fernando
35. Alto Molocue – Muananvuca
36. Maganja da Costa – Virgilio Dinheiro
NAMPULA
37. Cidade de Nampula – Amisse Cololo António
38. Nacala – Rui Chong Saw
39. Monapo – Abdul Limande
40. Malema – Ângelo Fonseca
41. Ilha de Moçambique – Saide Abdul Remane
42. Ribaue – Valdemiro Abacar
43. Angoche – Bernado Elias
CABO DELGADO
44. Pemba – Florete Simba Motarua
45. Montepuez – Cecilio Ani Chabane
46. Chiure – Casimiro Portugal Guarda
47. Mueda – Manuel Alavalave
48. Micímboa da Praia – Cheia Momba
NIASSA
49. Lichinga – Luis Jumo
50. Marrupa – Alfredo Akimo
51. Metangula – Sara Mustafa
52. Cuamba – Alberto Assumane
53. Mandimba – Joao Stande
Pormenor da Reunião do Gabinete de Preparação de Eleições realizada esta tarde na Sede da Cidade de Maputo.
Unidos e Coesos, Vamos Desenvolver Maputo
Chegada da Cda Mariazinha Niquice, Secretária Geral da OMM a Cidade de Tete
O Comité da FRELIMO na Cidade de Maputo elegeu como _Cabeça de Lista o Cda Eneas da Conceição Comiche, homem sobejamente conhecido na arena politica e social moçambicana.
O Governador de Cabo Delgado, Júlio Parruque, em mais uma das suas ‘’audiencias informais de Domingo", com o cidadão. Hoje foi nas arterias da capital provincial, Cidade de Pemba
A reunião de Balanço do Gabinete Provincial de Preparação as Eleiçães está a ser dirigido pelo Camarada Aires Bonifácio Aly MCP e Chefe Adjunto da Brigada de Assistência a província.
Alinda de Abreu Mondlane Membro da Comissão Política e chefe da Brigada Central da FRELIMO de Assistência a província de Inhambane, mostrou-se satisfeita pela forma ordeira como os seus camaradas das cinco autarquias conduziram o processo da eleição dos candidatos a cabeça de listas.
Camarada Fernando Bemane de Sousa, Primeiro Secretário do Comité Províncial e Chefe do Gabinete Províncial de Preparação das Eleições orientou na manhã de hoje uma reunião com os Veteranos da Luta de Libertação Nacional
O Secretariado do Comité Central e os Secretariados dos órgãos locais devem continuar a imprimir uma dinâmica, visando assegurar a unidade e coesão no seio do Partido com vista a dar seguimento às tarefas principais para combatermos a pobreza. Os órgãos do Partido, nomeadamente, os Comités Provinciais, Distritais, de Zona, de Círculo e Células devem responder a estes imperativos.
- Preparar a participação da FRELIMO e organizações sociais nas Eleições Autárquicas e nas Eleições Gerais e Provinciais de 2013 e 2014 com vista garantir a vitória do nosso Partido e dos nossos candidatos em todos os pleitos eleitorais.
- Fazer do princípio de “continuidade e renovação”um catalisador de energia para a firmeza da nossa actuação, tendo sempre presente o interesse do Povo, em primeiro lugar.
- Combater o oportunismo na filiação dos candidatos a membros do Partido e aos órgãos, através de um maior rigor no processo de admissão de membros, assegurando, contudo, uma maior valorização de quadros do Partido nos diversos sectores de actividade e ao nível de direcção da sociedade moçambicana em que o Partido é chamado a intervir.
- O Partido deve continuar a levar a cabo reflexões sobre a necessidade da Unidade Nacional.
- O Partido deve continuar a estruturar-se e aperfeiçoar a sua organização para alcançar vitórias nos próximos pleitos eleitorais.
- Fortalecer a acção das Organizações Sociais do Partido (ACLLN,OMM e OJM), para intensificar a mobilização das ,mulheres, jovens e combatentes na divulgação da linha política do Partido, participação nas eleições autárquicas de 2013 e 2014 e combate à pobreza.
- Reforçar o papel orientador do Partido sobre a acção governativa e dos eleitos para os órgãos representativos para fortalecer a Unidade e coesão do Partido.
- Garantir o cumprimento da periodicidade das sessões ordinárias a todos os níveis.
- Encorajar a observância do princípio de unidade-crítica-unidade no seio dos militantes.
- Avançar com medidas enérgicas e contundentes de combate à corrupção em todas as esferas da sociedade, encorajando os cidadãos a denunciar todas as manifestações e actos de corrupção.
- Orientar o Governo para a implementação do Estatuto Combatente.
- O Governo da FRELIMO deve continuar a estimular a poupança interna para podermos criar a capacidade de financiamento das actividades produtivas no nosso país.
- O Partido FRELIMO deve continuar a orientar o Governo a prosseguir com medidas de que visem potenciar as Forças de Defesa e Segurança, para que estas cumpram cabalmente as suas atribuições constitucionais.
- Valorizar, em toda a acção do Partido, a experiência da Luta de Libertação Nacional para a erradicação da pobreza.
- O Partido FRELIMO deve assegurar que os membros assumam a liderança e responsabilidade na abordagem sobre a problemática do HIV/SIDA e outras doenças.
- O Governo deve continuar a promover o uso sustentável dos recursos naturais.
- O Governo deve continuar a combater as queimadas descontroladas e tomar medidas que desencorajem estas práticas
- Orientar o Governo para prosseguir com a criação das escolas elementares de agricultura e de artes-ofícios para potenciar os jovens para a resolução dos problemas concretos de produção e estimular o auto-emprego.
- Orientar o Governo para prestar uma atenção permanente ao sector de administração da justiça de modo a corresponder aos anseios dos cidadãos.
- Orientar o Governo para a implementação da política de fomento de culturas de rendimento que não ponham em causa a produção de culturas alimentares.
- Orientar o Governo para que haja celeridade na implementação da política de água, incluindo uma melhor gestão dos recursos hídricos.
I. Sobre Estatutos do Partido
- No 10º Congresso, a FRELIMO analisou e apreciou a proposta de Revisão dos Estatutos do Partido de modo a adequá-lo ao contexto actual, reconhecendo as grandes transformações que se operam no país em particular, e no mundo em geral, e as aspirações dos membros e simpatizantes da nossa gloriosa FRELIMO, que se centram numa sociedade sã e próspera, unida e do Rovuma ao Maputo e do Indico ao Zumbo, onde reinam a paz, a democracia, a igualdade, a justiça social e o respeito pelos direitos do Homem e do Cidadão.
- Os estatutos consagram a obrigatoriedade dos membros estarem organizados e enquadrados nas células do Partido, pois permite que os membros militem, e participem nas actividades e na vida do Partido.
- Os membros devem continuar a angariar mais membros para a FRELIMO de forma a garantir a renovação permanente e crescente do Partido.
- Os Estatutos do 10º Congresso determinam deveres gerais e especiais dos membros e dirigentes de acordo com os artigos 8 e 9.
- Os Estatutos contemplam que os Membros do Comité Central por inerência, que cessem as funções para as quais foram eleitos, permanecem membros efectivos até ao final do mandato, salvo quando a cessação dessas funções resulte de sanção disciplinar que acarrete impedimento.
- O 10º Congresso aprovou os Estatutos do partido por unanimidade e exortou todos os órgãos do Partido, Membros e Simpatizantes da FRELIMO a cumpri-los com rigor.
II. Sobre o Programa do Partido
- O 10º Congresso considerou que a FRELIMO deve continuar a ser promotora da Unidade Nacional, da Democracia e o garante da independência de Moçambique.
- O Programa aprovado por unanimidade pelo 10º Congresso reforçou a acção do Partido nos seguintes pilares:
- Consolidação da Unidade Nacional, a nossa arma fundamental forjadora das sucessivas vitórias e da nação moçambicana.
- Edificação de um Estado cada vez mais forte, unitário, de direito, democrático e de justiça social.
- Reforço da capacidade do Estado de continuar a responder com eficácia aos anseios do Povo.
- Promoção do desenvolvimento económico e social sustentável e combate a pobreza, apostando na cultura de trabalho e colocando Moçambique na rota de desenvolvimento.
- Consolidação da cultura de paz e da democracia no país, na região e no mundo.
- Reafirmação da posição de Moçambique na região, no continente e no mundo.
- O 10º Congresso consagra no Programa da FRELIMO a importância da promoção da auto-estima em todos os domínios da vida política, económica, e social.
- O 10º Congresso realçou a importância dos empreendedores e dos produtos nacionais, a promoção da poupança, da política financeira, da planificação estratégica, do uso sustentável dos recursos e da geração de emprego, em particular para a mulher, jovens e pessoas com dificiências.
- O 10º Congresso exortou o Comité Central para acompanhar a implementação do programa, tomando as pertinentes medidas correctivas nas avaliações periódicas que deverá efectuar.
UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA
FRELIMO A FORÇA DA MUDANÇA
No dia 17.12.2012, pelas 14horas no recinto da Sede do Comité Provincial, os trabalhadores da Sede Provincial e as Organizações Sociais do nosso glorioso Partido, estiveram presente na recepção da Delegação dos quadros membros do Secretariado do Comité Provincial e Secretariados das OSP’s do Partido FRELIMO que participaram na capacitação que durou 10 dias na Cidade da Matola na Escola Central da FRELIMO em Maputo. A delegação era composta pelos Secretários da MPOS, OFQAPAAP, CVCP, e os Secretariados das OSP’s nomeidamente ACLLN, OMM, OJM, e OCM. A sua chegada na Cidade de Tete foi por volta das 15 horas, tendo sido agradecidos com alguns números de conções da FRELIMO como sempre foi característico
Galeria
Boletim Informativo
- Mais Notícias
- Delegações Provinciais
-
-
-
FRELIMO EM SOFALA DOA MAIS DE 3 TONELADAS DE PRODUTOS ALIMENTARES PARA APOIAR AS VÍTIMAS DOS ATAQUES DE INSURGENTES EM CABO DELGADO Membros e simpatizantes do partido Frelimo em Sofala, juntam-se ao…
-
Governador de Nampula participa na cerimónia de lançamento oficial do projecto de televisão por satélite em Murrupula Manuel Rodrigues Alberto, Governador de Província de Nampula participou esta…
-
O DIA 29 DE NOVEMBRO AINDA ESTA A MEXER COM O NOSSO DISTRITO, UMA DATA MUITO IMPORTANTE PARA A NOSSA ORGANIZAÇÃO Egídio Braz Bernardo Vilanculo - Secretário Distrital da OJM escalou…
-
BANCADA DA FRELIMO CONTRIBUI COM 800 MIL METICAIS E 5 TONELADAS DE ARROZ A Bancada Parlamentar da FRELIMO na Assembleia da República, entregou…
-
1º Secretário do Comité Províncial de Nampula dirige XIVª Sessão Ordinária do Secretariado do Comité Províncial do Partido FRELIMO Agostinho Abacar Trinta, Primeiro Secretário do Comité Províncial do Partido…
-
SECRETÁRIO PROVÍNCIAL OJM EM MANICA, VISITA A LIGA MUÇULMANA O SECRETÁRIO PROVÍNCIAL DA ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE MOÇAMBICANA OJM EM…
-
Fernando Bemane de Sousa orientou reuniões com os Primeiros Secretários dos Comités de Círculos Hoje, 30.09.2020, Camarada Fernando Bemane de Sousa, Primeiro Secretário do…
-
CAIFADINE MANASSE APELA AO ENVOLVIMENTO DE TODOS NO ACARINHAMENTO DAS FORÇAS DE DEFESA E SEGURANÇA O Secretário do Comité Central Para Comunicação e Imagem e…
-
Estamos a caminhar para o final do ano de 2020, estamos a caminhar para o início do ano de 2021. Sob a firme e visionária liderança do Camarada Presidente *Filipe…
-
O Parque de Infra-estruturas Verdes da cidade da Beira já é uma realidade O Parque de Infra-estruturas Verdes da cidade da Beira já…
-
FRELIMO EM SOFALA DOA MAIS DE 3 TONELADAS DE PRODUTOS ALIMENTARES PARA APOIAR AS VÍTIMAS DOS ATAQUES DE INSURGENTES EM CABO DELGADO Membros e simpatizantes do partido Frelimo em Sofala, juntam-se ao…
-
Reunião de Consultas de Alto Nível da SADC Por nossa iniciativa, a cidade de Maputo acolheu hoje, 14…
-
Nyusi trabalha nas províncias de Nampula e Zambézia O Presidente da República, Filipe Nyusi, efectua de 10 a…
-
DETERMINAÇÃO DE MORRUMBALA IMPRESSIONA SECRETÁRIO GERAL DA FRELIMO A União, a coesão o alto sentido de convivencia e…