spanish
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 940

27.Out..2015 Escrito por

COMBATENTES da luta de libertação nacional consideram um insulto serem tratados como “regressados de Nachingweia”, tendo em conta que deram tudo de si pela conquista da independência e também pela democracia que se vive hoje no país.

26.Out..2015 Escrito por

O diálogo entre o Governo e a Renamo continua a decorrer, mas desta vez longe da imprensa e do público. “Nós não estamos a dormir, as coisas estão a acontecer”, disse o Chefe de Estado, em declarações à imprensa, na África do Sul, que defende a integração de novos actores no diálogo, para evitar a bipolarização do debate sobre os principais assuntos do país.

22.Out..2015 Escrito por

O Presidente de Moçambique e da África do Sul, Filipe Nyusi e Jacob Zuma, respectivamente, realizam na manhã desta quinta-feira, um frente-a-frente antes do início da Primeira Sessão da Câmara Binacional.

20.Out..2015 Escrito por

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, efectua de 21 a 23 de Outubro de 2015, uma Visita de Estado à República da África do Sul.

20.Out..2015 Escrito por

O Presidente da República, Filipe Nyusi, enalteceu os esforços do Instituto Superior de Transportes e Comunicações, ISUTC, na difusão da ciência, cultura, tecnologia e investigação em Moçambique.

19.Out..2015 Escrito por

OS membros do Comité Provincial da Frelimo em Maputo apreciaram positivamente, na semana passada, o desempenho do Governo e encorajaram-no a manter o ritmo dos esforços em curso na busca de soluções para a melhoria das condições de vida da população.

Reunidos na sua VII sessão ordinária, os camaradas procederam também à eleição de dois membros para o preenchimento de vacaturas abertas pela morte de representantes de Marracuene e Namaacha no órgão, o que permitiu o preenchimento do número de membros que compõem aquela estrutura deliberativa do partido no poder a nível da província de Maputo, para além da eleição de Arnaldo Chivite para o colégio do secretariado na área de mobilização, propaganda e organizações sociais.

Foi igualmente considerada positiva, durante o encontro, a prestação da bancada da Frelimo na Assembleia Provincial, bem como dos deputados eleitos por este partido, para o parlamento nacional, através do círculo eleitoral de Maputo, na sua missão de fiscalização e apoio ao desempenho do Governo na materialização das promessas contidas no manifesto eleitoral traduzido em programa quinquenal e planos de acção.

Lote Maweia, primeiro-secretário da Frelimo Sim na província de Maputo, considera que, de uma forma geral, o desempenho do Governo é considerado positivo, na medida em que o Executivo está a traduzir em acções as promessas feitas durante a campanha eleitoral, tendo em consideração que as mesmas estão a ter impacto directo na vida dos cidadãos.

Disse serem visíveis as acções positivas na área da agricultura, onde, apesar das adversidades provocadas pela seca, o Governo tem estado a auxiliar em recursos para garantir a produção através da alocação de meios de trabalho e sementes nas áreas irrigadas.

Na componente da indústria e comércio assiste-se também um crescimento assinalável, com a entrada de mais unidades produtivas e o alargamento da rede de infra-estruturas comerciais, o que contribui para o aumento de capacidade para a aquisição de bens de consumo e a satisfação das necessidades da população.

A RENAMO DEVE GUIAR-SE PELA PAZ

No que tange a infra-estruturas, Maweia tomou como exemplo o início e a conclusão das obras das diferentes estradas, como, por exemplo, aquelas que ligam Boane à Ponta do Ouro e Boane-Moamba, que mostram claramente o envolvimento do Governo na satisfação das necessidades dos cidadãos.

“Há um desenvolvimento social a considerar. Por isso, achamos que o Governo está a dar resposta às necessidades da população e caminha firme no cumprimento das promessas eleitorais, com a assistência e apoio das nossas bancadas na Assembleia da República e na Assembleia Provincial”, disse Maweia, para quem o bom desempenho do Executivo depende, sobretudo, da manutenção da paz e da estabilidade nacional.

O número um do partido no poder em Maputo considera a situação política da região “muito estável”, mas, mesmo assim, não deixou de lançar apelos à Renamo para cultivar e privilegiar atitudes de paz, em função da agitação que se vive em determinadas partes do nosso país, e convida a este partido e sua liderança, para que se oriente pela via de diálogo.

Para Maweia, a Renamo tem de reconhecer e assumir que o diálogo é a melhor via para a construção de consensos, através do debate das diferenças para a consolidação da paz, da estabilidade e da harmonia social, para o desenvolvimento do nosso país.

13.Out..2015 Escrito por

Celebra-se hoje, 12 de Outubro, o Dia Nacional do Professor. Esta data reveste-se de um significado especial para nós, como sociedade, pela contribuição que esta nobre classe tem dado na edificação de uma Nação forte e próspera.

13.Out..2015 Escrito por

Comunicação Social: Vector de Desenvolvimento

Discurso de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente de Moçambique por ocasião dos 40 anos da Rádio Moçambique – E. P

Maputo, 12 de Outubro de 2015

 

12.Out..2015 Escrito por

O partido FRELIMO, na Cidade de Maputo, felicita o Professor, pela passagem do 12 de Outubro, Dia do Professor.

11.Out..2015 Escrito por

O Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi encontra-se em Nampula onde vai trabalhar junto dos militantes do partido.

Nesta visita à cidade de Nampula, Filipe Nyusi vai manter encontros com quadros e militantes do partido, provenientes de todos os distritos da província de Nampula.

Boletim Informativo

  • Mais Notícias
  • Delegações Provinciais

 

UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA

Subscreva ao boletim informativo