×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 940

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 994

29.maio.2016 Escrito por

O Presidente da República, Filipe Nyusi, dirige, esta segunda-feira em Maputo, uma conferência nacional de validação pública da proposta de política de emprego em Moçambique.

28.maio.2016 Escrito por

O Presidente da República, Filipe Nyusi, conclui, este sábado, a sua vista de trabalho à província de Tete.

27.maio.2016 Escrito por

MAPUTO, 27/05/2016 - O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, pediu ontem à população do distrito de Marara, província de Tete, para não desesperar, porque o Governo está consciente dos problemas que afligem aquele ponto do país e já está a trabalhar para a sua solução.

“Pedi para incluírem Marara na agenda da minha visita porque quando vejo as coisas que estão a ser feitas apercebo-me que precisamos de fazer mais neste distrito”, afirmou o Presidente, no início do comício popular que orientou na sede distrital, no segundo dia da sua visita de trabalho à província.

Filipe Nyusi explicou que muitos problemas que Marara enfrenta presentemente, particularmente no domínio de infra-estruturas, são próprios de um distrito novo, tendo em conta que este ponto do país foi há pouco elevado à actual categoria. Antes era um posto administrativo do distrito de Changara.

“O distrito de Marara tem problemas de energia, mas já se começou a criar condições a nível da sede. Assim que vimos para aqui ficámos mais sensibilizados sobre a necessidade de levar energia a mais pontos”, disse o Chefe do Estado, evidenciando a importância deste recurso para qualquer processo de desenvolvimento.

Para além de electricidade, segundo Filipe Nyusi, o Governo está a trabalhar para a construção, ainda este ano, de novas fontes de abastecimento de água, ao mesmo tempo que vai reabilitando outras.

O Presidente prometeu ainda a construção, em breve, de um centro de Saúde na vila-sede do distrito, uma escola secundária e a mobilização de investidores para a implantação de um banco comercial.

Refira-se que a maioria dos problemas havia sido apresentada ao timoneiro da nação numa mensagem da população lida durante o comício popular.

As preocupações de Marara, com pouco mais de 92 mil habitantes, incluem também a reabilitação de vias de acesso para a facilitação da comercialização agrícola, a montagem de um posto de controlo policial para a contenção do roubo de gado e a montagem de parques de máquinas agrícolas para impulsionar a produção.

Entretanto, à sua chegada a Marara o Presidente visitou as instalações da Jindal, empresa de origem indiana que se dedica à exploração de carvão mineral. Aqui, o Chefe do Estado ouviu as lamentações da empresa, relacionadas com o impacto negativo da queda dos preços das matérias-primas minerais no mercado internacional.

Ainda ontem o Presidente da República deslocou-se ao distrito de Mágoè, onde visitou uma feira de pescado, manteve um breve encontro com os pescadores, antes de orientar um comício popular no posto administrativo de Mucumbura.

27.maio.2016 Escrito por

As delegações do Governo moçambicano e da Renamo, maior partido de oposição, disseram que o primeiro encontro que mantiveram hoje em Maputo foi apenas preparatório e anunciaram uma nova ronda de conversações para segunda-feira.
Jacinto Veloso, um dos nomes indicados pelo Presidente da República, e André Majibire, nomeado pelo líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), afirmaram à saída da reunião que só a partir de segunda-feira começarão a tratar do conteúdo da agenda preparatória do encontro ao mais alto nível entre as duas partes, visando o restabelecimento da paz em Moçambique.
"Foi um encontro preparatório, de troca de ideias sobre os assuntos a tratar no quadro da preparação do encontro, que esperamos que seja brevemente, do Presidente da República e do presidente da Renamo, com o objetivo de encontrar uma solução para a paz e reconciliação nacional", declarou Jacinto Veloso, descrevendo que a reunião decorreu num "ambiente muito cordial".

27.maio.2016 Escrito por

O Presidente do Botswana, Ian Khama, manifestou hoje a sua crença na capacidade de liderança do seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, para superar os desafios que o país actualmente enfrenta, incluindo a restauração de uma paz efectiva.

26.maio.2016 Escrito por

MAPUTO, 26/05/2016 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, convidou a classe empresarial da província de Tete a investir na promoção do turismo, de modo a galvanizar o desenvolvimento do país.

O Chefe do Estado falava após a inauguração, ontem naquela cidade, do Hotel Inter, localizado no bairro Matundo, uma unidade hoteleira de três pisos, com um total de 71 quartos.

“O turismo impulsiona o desenvolvimento da região, pois, além de promover o recreio e o relaxamento dos cidadãos, gera emprego e valoriza os hábitos culturais das comunidades” disse Nyusi.

Referindo-se em particular aos gestores e trabalhadores do novo hotel, o Chefe do Estado realçou que este deve oferecer serviços de qualidade, de modo a impressionar e cativar os clientes a frequentarem aquela estância turística, com vista a corresponder aos objectivos que ditaram a sua construção.

Referiu-se igualmente à necessidade de a gerência do hotel procurar organizar um salão para a exposição de material de arte produzido localmente, no espírito de promoção e divulgação da cultura e arte locais.

Por seu turno, Abdul Mark, administrador da Sociedade de Turismo Inter Hotéis, disse que os desafios actuais que o país enfrenta têm sido motivo de muita reflexão para o empresariado nacional, mas mesmo assim há um grande empenho no alargamento das actividades de turismo um pouco por todo o país.

“Hoje é o concretizar de uma parte de um sonho que começou em 2006, altura em que construímos e entrou em funcionamento o Hotel Inter de Chimoio, empregando 64 pessoas”, explicou Abdul Mark.

Com a abertura do empreendimento de Tete, a Sociedade de Turismo Inter Hotéis passa a empregar um total de 150 pessoas, entre homens e mulheres.

A ideia da administração do Inter Hoteis é oferecer um serviço que proporcione bem-estar aos clientes a um preço competitivo, permitindo que o local seja propício para o lazer e para a reunião de famílias.

Segundo Abdul Mark, o local é igualmente um lugar de encontro entre os empresários comprometidos com a inclusão, um ponto onde se podem discutir ideias sobre como o sector empresarial pode ir melhorando a sua contribuição para o desenvolvimento económico do país. (JN)

26.maio.2016 Escrito por

MAPUTO, 26/05/ 2016 - A CALMA está a regressar paulatinamente aos distritos de Moatize, Tsangano e Chiúta, na província de Tete, regiões que nos últimos tempos têm sido alvos de incursões de homens armados da Renamo.

Esta informação foi prestada ontem ao Presidente da República, Filipe Nyusi, que desde ontem realiza uma visita de trabalho à província de Tete. No informe apresentado durante a Sessão Extraordinária do Executivo Provincial, o governador de Tete, Paulo Auade, garantiu que as autoridades estão empenhadas em garantir que a vida regresse à normalidade naqueles pontos, para que a população se possa dedicar às actividades produtivas em condições de segurança.

Paulo Auade explicou que com a actual tendência de normalização da situação parte da população que se refugiara na vizinha República do Malawi começa, ainda que timidamente, a regressar às respectivas povoações e a retomar a produção.

Entretanto, segundo o governador, apesar dos desafios colocados pela seca, que afecta alguns distritos da província, dos focos de insegurança aliados à baixa de preços das matérias-primas no mercado internacional, os resultados da produção em 2015 são considerados satisfatórios, o que se reflecte na sensível melhoria que se nota na vida das populações.

Com efeito, e de acordo com o informe apresentado ao Chefe do Estado, a produção de cereais na província registou um crescimento na ordem de 8,3 por cento, o que contribuiu não só para a segurança alimentar como também para a melhoria do rendimento das famílias, que tiveram mais excedentes para comercializar.

Paralelamente, os sectores mineiro e de energia também evoluíram em cerca de 16 e 12 por cento, respectivamente, o que, segundo o governador, contribuiu para o aumento dos níveis de colecta de receitas públicas.

A nível social o informe destaca a entrada em funcionamento de um bloco operatório no posto administrativo de Zóbuè, no distrito de Moatize, que reduziu o número de pacientes que se deslocam ao Malawi para tratamento. Destaque vai igualmente para a construção de quatro novas escolas, resultando na redução do rácio professor/aluno.

Actualmente, segundo Paulo Auade, o grande desafio é o melhoramento das taxas de cobertura do abastecimento de água, através da construção de 139 furos, principalmente nas zonas fronteiriças.

Além de orientar a sessão extraordinária do Governo Provincial, Filipe Nyusi, que ainda ontem se despediu do Presidente tswana, em Tete, no final da visita de Estado que este vinha efectuando ao país, inaugurou um estabelecimento hoteleiro na cidade, e presidiu a uma sessão extraordinária do Secretariado do Comité Provincial da Frelimo, alargada a outros quadros.

Hoje o Presidente desloca-se aos distritos de Marara e Mágoè, onde além de visitar a mineradora Jindal vai orientar comícios populares.

26.maio.2016 Escrito por

Segundo dia de trabalho do Camarada Primeiro Secretario Provincial no Distrito de Lugela, Posto Admistrativo de Tacuane.

25.maio.2016 Escrito por

MAPUTO, 25/05/2016 - Melhorar o diagnóstico do cancro no país é um dos desafios do sector de saúde. Para a Primeira-Dama da República, Isaura Nyusi, que falava, hoje, durante a abertura do 1º Congresso moçambicano sobre o Cancro, nos próximos anos nenhuma mulher, homem, ou criança deve morrer por falta de informação ou tratamento.

No encontro que envolveu cientistas, especialistas, farmacêuticos e sociedade civil de países africanos de língua portuguesa da área de combate ao cancro, a Primeira-Dama da República foi chamada a proceder a abertura do congresso com duração de três dias. Isaura Nyusi falou dos avanços que o país tem dado no diagnóstico e tratamento do cancro.

“Diversas acções o nosso país tem estado a desenvolver a fim de melhorar a abordagem preventiva e assistencial ao cancro, como aprovação do Plano Estratégico Nacional, para a Prevenção e Controlo de Doenças não transmissíveis, que incluem o cancro do colo do útero e da mama; criação de um Programa Nacional de Controlo de Cancro (PNCC); Assim como acções de Advocacia que incluem Lançamento de diversas campanhas para alerta e promoção de acesso à prevenção de diferentes cancros”, disse.

O Ministério da Saúde também não ignora os desafios e vê neste Congresso uma oportunidade para melhorar os serviços prestados aos doentes de cancro, conforme demonstrou Mouzinho Saíde, Vice-Ministro da Saúde.

Este é o Primeiro Congresso moçambicano e o segundo dos PALOP sobre o cancro. O evento é um espaço de partilha de experiências e desenho de abordagens eficazes de luta e prevenção do cancro, que é um problema de saúde pública global.

25.maio.2016 Escrito por

MAPUTO, 25/05/2016 - O Presidente da República, Filipe Nyusi, efectua a partir desta quarta-feira até sábado, uma visita de trabalho à Província de Tete.

Em Tete, o chefe do Estado vai escalar sucessivamente a Cidade capital, e os distritos de Marara, Mágoè, Zumbo e Chifunde, onde tem agendado encontros com os Governos locais, reuniões com diversos segmentos da sociedade, comícios populares e visitas a empreendimentos de interesse económicos e social.

Nesta deslocação, o chefe do Estado, faz-se acompanhar por alguns membros do Governo, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

Boletim Informativo

  • Mais Notícias
  • Delegações Provinciais

 

UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA

Subscreva ao boletim informativo