08.maio.2023 Escrito por

Reino Unido, 05 de Maio de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, terminou, este sábado, 6 de Maio, a visita de trabalha ao Reino Unido.
O Chefe do Estado e Esposa assistiram à cerimónia de coroação do Rei Charles -III, tornando-se no quadragésimo monarca britânico a receber a coroa na Abadia de Westminster, sede da Igreja Anglicana.

08.maio.2023 Escrito por

EM CHICUALACUALA

Recebido em apoteose num distrito onde foi Administrador, o Secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, defendeu na tarde de ontem no comício popular por si orientado na Vila Eduardo Mondlane que tal como acontece na família, o

08.maio.2023 Escrito por

NO 3°. DIA DE VISITA A GAZA

O Secretário Geral da FRELIMO, Roque Silva, escalou hoje, terceiro dia da sua visita a Gaza, o distrito de Chigubo onde constatou a existência de sinais claros de crescimento e esforços para a melhoria das condições de vida e

07.maio.2023 Escrito por

O Secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, cumpriu, este sábado, mais um dia da visita à Província de Gaza, escalando a localidade de Nwadjahane, no distrito de Mandlakazi.

07.maio.2023 Escrito por

EM GAZA

O Secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, manteve hoje (5) um encontro com jovens de vários extratos sociais da província de Gaza, para buscar sensibilidades e propostas de soluções para as principais preocupações que

06.maio.2023 Escrito por
O Secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, manteve hoje (5) um encontro com jovens de vários extratos sociais da província de Gaza, para buscar sensibilidades e propostas de soluções para as principais preocupações que afectam a juventude nesta parcela do país, e no país em geral no âmbito da visita que efectua à quela província.
 
Falando para os mais de mil jovens participantes, de um encontro por si orientado na tarde de hoje no Distrito de Chongoene, Roque Silva disse ser importante envolver a juventude no debate de caminhos que nos levem a encontrar soluções para os problemas que afectam a esta camada social e ao país em geral, tendo sempre presente o facto de estar depositado nela a garantia do futuro da nação moçambicana.
 
Para Roque Silva, neste exercício de interação, é importante o envolvimento de jovens de todos extratos sociais independentemente de pertencerem ou não a OJM tendo apelado à esta que è a mais antiga organização juvenil moçambicana a actuar sempre virada não somente para dentro de si mesma. 
 
Na ocasião, os jovens de Gaza falaram da necessidade do incremento de incentivos para estimular a inovação e empreendedorismo e a propondo ainda soluções para fazer face aos desafios prevalecentes, mormente relacionados com dificuldades de acesso ao emprego e a habitação condigna. 
 
Reconheceram a existência de iniciativas que concorrerem para o empreendedorismo, tendo apontado a distribuição de Kits de auto-emprego a alguns jovens como exemplo, tendo apelado para mais esforços de modo a abranger maior número possível.
 
Num outro desenvolvimento , o SG falou da necessidade de, tal como no passado, a juventude perceber que há uma permanente necessidade de estes se engajarem na defesa das conquistas que o país já alcançou com muito sacrifício tais como aa independência e a soberania nacionais.
04.maio.2023 Escrito por

O Secretário Geral da FRELIMO, Roque Silva, destacou, na manhã de hoje, o papel do Presidente Filipe Nyusi, na criação de condições para impulsionar o processo de desenvolvimento e empoderamento de toda a mulher moçambicana.

03.maio.2023 Escrito por

O Presinde da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, destacou o crescimento da Organizacão da Juventude Moçambicana(OJM), nos últimos tempos, não somente em termos quantitativos,

29.Abr..2023 Escrito por

O Secretário Geral da FRELIMO, Roque Silva, manteve hoje (28), um encontro de trabalho com líderes religiosos de diferentes congregações, com quem partilhou experiências sobre o estágio de desenvolvimento que o país tem

27.Abr..2023 Escrito por

Sob Direcção do Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, teve lugar no dia 26 de Abril de 2023, na Sede Nacional da FRELIMO, a 8ª Sessão Ordinária da Comissão Política, para analisar a actual situação política, económica e sócio-cultural do país.

1.       A Comissão Política saúda o Camarada Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, FILIPE JACINTO NYUSI:

 

·         Pelo lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola e abertura do V Fórum Nacional de Comercialização Agrícola 2023, eventos realizados no distrito de Chiúta, província de Tete, sob o lema “Comercialização Agrícola Dinamizadora do Agro-Negócio e Industrialização”.

 

·         Pela inauguração de infra-estruturas económicas e sociais que impulsionam o desenvolvimento do país, com destaque para um Hospital distrital em Búzi e um Radar Meteorológico, na cidade da Beira, província de Sofala, e edifícios condignos para tribunais distritais de Molumbo, Mulevala, Mocubela, Luabo, Inhassunge, na Província da Zambézia, no âmbito das iniciativas presidenciais.

 

·         Pela interacção com a população da província da Zambézia, exortando para a observância das medidas de prevenção da epidemia da cólera e o risco de desastres naturais, incluindo, a distribuição de kits de insumos agrícolas a agricultores e extensionistas, no âmbito da dinamização do papel do Sector Agrário no Desenvolvimento Sócio-económico do país.

 

2.       Sobre a situação de segurança no país, a Comissão Política apreciou, com satisfação, o desempenho das Forças de Defesa e Segurança e da Missão da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SAMIM) e do Ruanda, no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado, cujos resultados tem permitido o regresso da população para as suas zonas de origem.

 

3.        A Comissão Política foi informada sobre o início do Recenseamento Eleitoral no país, com vista às Eleições Autárquicas agendadas para 11 de Outubro do presente ano e exorta a adesão massiva dos cidadãos, com idade eleitoral, a este processo.

 

4.        A Comissão Política considera o Recenseamento Eleitoral condição indispensável para exercer o direito de eleger e ser eleito e um momento de consolidação do Estado de Direito Democrático, onde os cidadãos unidos, exercem o seu dever cívico, guiados pelo mesmo objectivo de participar nas eleições e apela à observância da ordem e disciplina de todos, para que o processo continue a decorrer sem sobressaltos.

 

60 ANOS CONSOLIDANDO A UNIDADE NACIONAL, PROMOVENDO A PAZ E DESENVOLVIMENTO FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA

 

Boletim Informativo

  • Mais Notícias
  • Delegações Provinciais

 

UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA

Subscreva ao boletim informativo