spanish
09.Fev..2022 Escrito por

Neste dia especial, tão especial em que celebramos a data do teu nascimento, aceite que em nome dos membros da Comissão Política, do Secretariado do Comité Central, dos membros e simpatizantes da FRELIMO, da minha família e em meu nome próprio lhe saúde e felicite.

Hoje, 9 de Fevereiro não só celebramos a data do teu nascimento, pois, celebramos também a grandeza do vosso sentido patriótico, da vossa entrega á luta pela construção do bem estar de todos assente na vossa sábia e exemplar liderança da nossa pátria amada.

Camarada Presidente, o teu sorriso sempre presente, contrasta com a forma tão arrojada e positivamente furiosa como luta pela remoção dos males que teimam em prevalecer nesta pátria de todos nós, como seja o terrorismo, a Covid, a fome, doenças endêmicas em síntese, a pobreza.

O reconhecimento da grandeza da qualidade da vossa liderança e o eco da vossa elevada dimensão humana soa de dentro e fora do nosso país como é o caso da recente distinção pela União Africana como Campeão na gestão de riscos de desastres naturais em África só para citar um exemplo.

Neste dia de celebração, reiteramos o nosso orgulho pela forma como faz caber nesse teu nobre coração a todos sem distinção, pobres e ricos, crianças e jovens, homens e mulheres, velhos e pessoas com deficiência, aos que lhe desejam o bem e aos que desejam o mal, em síntese a todo o seu povo.

Votos de muita saúde, longa vida e muita prosperidade Camarada Presidente.

Que Deus derrame em si e vossa distinta família as muitas e muitas bençãos.

Roque Silva

07.Fev..2022 Escrito por

Compatriotas,

Cheguei no princípio desta tarde a Bruxelas, capital do Reino da Bélgica, para uma visita de trabalho de três dias à União Europeia.

Logo após a chegada reuni-me com a Comissária da União Europeia para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, à busca de estratégias para dinamizar a cooperação com este bloco continental.

Estão agendadas reuniões com outros altos responsáveis da União Europeia e do Conselho Europeu, para abordarmos assuntos de interesse comum.

07.Fev..2022 Escrito por

Os momentos mais altos da capacidade de resiliência manifestados pelo Presidente Nyusi e seu governo tiveram lugar na gestão dos efeitos dos ciclones IDAI e Kenneth. Estes dois casos são exemplo claro dos eventos extremos, pois os dois ciclones, só em Moçambique, causaram 689 mortes e impactos negativos equivalentes a mais de (3) três biliões de dólares americanos. Na época corrente, Moçambique foi novamente atingido por três ciclones tropicais, o Chalane, Eloise e Gwambe.

Estamos num paradoxo em que por um lado, assiste-se à redução de financiamentos nacionais e internacionais para os programas favoráveis à resiliência e adaptação às mudanças climáticas, com outras determinantes sociais e económicas a agravar, ainda mais, a situação, revertendo os anteriores ganhos no financiamento ao desenvolvimento.

Olhando ainda para a pandemia da COVID-19, importa recordar que a mesma veio a agravar, ainda mais, o impacto negativo no desempenho da economia, com realce para o turismo que já era vulnerável aos desastres naturais que destroem instâncias e diminuem as entradas de turistas, que é o sector mais atingido, concorrendo para a redução do Produto Interno Bruto e atraso no alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Portanto, como Frelimo, saudamos ao Presidente Nyusi e o encorajamos a continuar a sua tarefa de servir aos moçambicanos, cujos resultados de qualidade de sua governação são reconhecidos ao nível nacional , continental e internacional.

Parabéns Cda Presidente Nyusi!
O povo está consigo.

Caifadine Manasse

05.Fev..2022

No âmbito do movimento dos 60 anos da fundação da FRELIMO, sob o Lema: " 60 Anos da FRELIMO Consolidando a Unidade Nacional, Promovendo a Paz e o Desenvolvimento de Moçambique ", o Chefe do Gabinete Distrital de Preparação do 12° Congresso e Primeiro Secretário do Comité Distrital do Partido FRELIMO de Nampula, Camarada Orlando Bernardo Impissa inaugurou,

05.Fev..2022 Escrito por

Cda Leoneta António Ribeiro, Chefe do Gabinete Provincial de Preparação do V Congresso e Secretária Provincial da OMM, na tarde deste 6ª feira 04 de Fevereiro de 2022, apresentou as Secretárias Distritais eleitas nas 8ªs Conferências Distritais. Ao mesmo tempo, procedeu a entrega de presentes aos brigadistas que assistiram as 8ªs Conferências Distritais, as novas 06

03.Fev..2022 Escrito por

Esta consideração foi avançado pelo Cda Eduardo da Silva Nihia, Membro do Comité Central do Partido FRELIMO e Deputado da AR pela bancada da FRELIMO, numa entrevista por ocasião dos 53 anos desde a Morto, do Cda Eduardo Chivambo Mondlane, 1º Presidente do Partido FRELIMO e arquiteto da Unidade Nacional a 03 de Fevereiro de 1969 dia dos Heróis Moçambicanos.

03.Fev..2022 Escrito por

Sua Excelência Edson da Graça Francisco Macuacua, Secretário de Estado na Província de Manica, fez este pronunciamento na manhã desta Quinta-feira na Cidade de Chimoio, a margem da Celebração do dia 03 de Fevereiro, dia dos Heróis Nacionais que hoje se assinala em toda extensão do solo Pátrio.

03.Fev..2022 Escrito por

A Camarada Judith Mussacula Faria, Secretária de Estado na Província, orientou as cerimónias de deposição de coroa de flores na praça dos heróis, alusiva ao 3 de Fevereiro.

Ainda na manhã desta quinta-feira (3) a Camarada Secretária de Estado na Zambézia, orientou a cerimônia de condecoração de 208 individualidades sendo 206 Veteranos da Luta de Liberação

03.Fev..2022 Escrito por

Celebra-se, hoje, em todo o território nacional e na diáspora, 3 de Fevereiro, Dia dos Heróis Moçambicanos.

A Excelentíssima Senhora Joana Armando José Guinda Administradora do Distrito de Machaze no seu discurso disse que a data constitui uma ocasião solene para recordarmos e festejarmos a

01.Fev..2022 Escrito por

Camarada Caifadine Paulo Manasse - Secretário do Comité Central, Porta-Voz do partido FRELIMO e Deputado da Assembleia da República, participando na Conferência Regional dos partidos Políticos com Assento Parlamentar sobre o Desenvolvimento da Política em Sandton, Joanesburgo - África do Sul.

Boletim Informativo

  • Mais Notícias
  • Delegações Provinciais

 

UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA

Subscreva ao boletim informativo