spanish
ESCALAR CAMBINE É REVISITAR A HISTÓRIA QUE NOS UNE E BUSCAR INSPIRAÇÃO
09.Dez..2021

O Secretário Geral da FRELIMO, disse ontem (08), em Inhambane que escalar Cambine é uma forma de revisitar a história que nos une como um povo soberano e buscar inspiração para os desafios da actualidade.

 

Roque Silva escalou aquela pacata Povoação com elevado significado histórico, que através da congregação religiosa Metodista Unida acolheu Eduardo Mondlane no processo da sua formação escolar e de afirmação nacionalista.

Em Cambine, Roque Silva visitou o Monumento denominado "Mapatrulha", um ritual de jovens que liderados por Eduardo Mondlane realizavam nas noites como forma discreta de sensibilização e de afirmação da esperança na auto determinação do povo moçambicano.

O SG escalou o centro internato e o dormitório onde viveu Eduardo Mondlane durante a sua formação.

No encontro com académicos realizado na Universidade Local a UNIVERSIDADE METODISTA UNIDA DE MOÇAMBIQUE, Roque Silva disse que em vida, Eduardo Mondlane foi sempre defensor da importância de construção de uma sociedade de conhecimento, uma sociedade baseada no saber milenar e no conhecimento científico. É assim que para o SG da FRELIMO, a abertura de uma Universidade naquele local (Cambine) é uma homenagem bem merecida a esta figura de destaque na história Moçambicana, o Dr Eduardo Chivambo Mondlane.

Convidou assim a classe académica a se inspirar no Eduardo Mondlane, colocando o conhecimento que têm ao serviço da sociedade, pois, só assim é que o mesmo terá valor.

Roque Silva destacou o facto de a visita à aquele local histórico ocorrer em plena celebração dos 60 anos da FRELIMO.

Ler 117 vezes

Boletim Informativo

  • Mais Notícias
  • Delegações Provinciais

 

UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA

Subscreva ao boletim informativo