spanish
SECRETÁRIO GERAL DA FRELIMO MANTÉM ENCONTRO COM O RÉGULO MANGUNDE, PAI DO ANTIGO LÍDER DA RENAMO, AFONSO DHLAKAMA
03.Dez..2021

O Secretário Geral da FRELIMO, Roque Silva, escalou na manhã desta sexta-feira (03 de Dezembro), o posto administrativo de Gonda, localidade de Toronga, regulado de Mangunde, Distrito de Chibavava, Província de

Sofala, onde manteve um encontro com o régulo Mangundi, pai do antigo líder da renamo, Afonso Dlakama.

Visivelmente emocionado, pela presença do Secretário Geral da FRELIMO, o Pai de Afonso Dlakama, começou por referir que a presença daquele dirigente em sua residência aliviou as "dores nas costas" e agradeceu pelo apoio que o Presidente Filipe Jacinto Nyusi lhe prestou durante o período em que se encontrava internado no Hospital Central da Beira gravemente doente, apoio sem o qual não tem certeza de que por estas alturas pudesse estar vivo.

Reconheceu a atenção particular que teve do pessoal da saúde e das autoridades governamentais da Província.

Falando das preocupações que afectam a comunidade, referiu que as fontes de água ali construídas, na época seca não jorram água, e a que tem um
Pouco de água é salobre,facto que obriga as pessoas a recorrer ao rio Buzi que para além de estar distante, tem problema de ataque de crocodilos, facto que tem contribuído significativamente, na morte de pessoas.

Falou da preocupação da melhoria da via de acesso, da necessidade de alocação de tractor para auxiliar nas operações agrícolas à comunidade dentre outras.

Para além das preocupações gerais da comunidade, Magunde disse estar a enfrentar dificuldades por não estar a receber o subsídio que vinha recebendo facto que condiciona a assistência logística à sua família.

Saudando ao Régulo Magunde o SG disse a visita estar enquadrada no dever ao respeito que a FRELIMO tem para com as autoridades tradicionais, e sendo ele o Régulo da zona, viu se na obrigação de passar cumprimentá-lo à entrada a Chibabava.

Roque Silva, usou a oportunidade para manifestar solidariedade pelo desaparecimento físico do seu filho.

O SG da FRELIMO, transmitiu cumprimentos do Camarada Presidente Filipe Nyusi, facto que mereceu profundo agradecimento do Régulo Magunde que considera Filipe Nyusi homem de coração enorme.

Sem avançar promessas, Roque Silva assumiu o compromisso de encaminhar as preocupações apresentadas às entidades do Governo responsáveis com vista a procurar se solução.

Quanto à questão do subsídio, prometeu procurar resposta célere no Governo na qualidade de Regulo.

Num ambiente emotivo as partes trocaram ofertas onde, Roque Silva ofereceu ao Régulo Mangunde um cabaz de produtos alimentares diversos tendo Magunde oferecido ao SG da FRELIMO um cabrito.

Ler 79 vezes Modificado em sexta, 03 dezembro 2021 22:23

Boletim Informativo

  • Mais Notícias
  • Delegações Provinciais

 

UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA

Subscreva ao boletim informativo