hasta yatağıhasta yatağıtuzla escort
FELIZ ANIVERSÁRIO CAMARADA PRESIDENTE DA REPÚBLICA FILIPE JACINTO NYUSI.
09.Fev..2021
Classifique este item
(0 votos)
Filipe Jacinto Nyusi (Namau, 9 de fevereiro de 1959), cujo apelido se pronuncia /Nhússi/, é um político moçambicano, atual presidente desde 2015. Entre 2008 e 2014 ocupou o cargo de ministro da Defesa. Foi eleito
quarto presidente da República de Moçambique em 2014 e reeleito em 2019.
 
Filipe Nyusi (que se pronuncia /Nhússi/ segundo as regras da ortografia e da fonética portuguesas) nasceu em Namau, no distrito de Mueda na província de Cabo Delgado. 
 
Os pais eram veteranos do movimento de libertação FRELIMO. Durante o início da Guerra da Independência de Moçambique, os pais refugiaram-se na vizinha Tanzânia, onde foi educado na escola primária da Frelimo em Tunduru. Nyusi frequentou o ensino secundário na escola da Frelimo em Mariri, em Cabo Delgado, e na Escola Secundária Samora Machel na Beira.
 
Em 1973, e com 14 anos, juntou-se à Frelimo, recebendo formação política e militar na Tanzânia. Em 1990 concluiu o curso de engenharia mecânica na ex-Academia Militar de Brno (actual Universidade de Defesa), na Checoslováquia, tendo também frequentado uma pós-graduação na Universidade de Manchester em Inglaterra.
 
Antes de ser nomeado para o governo de Armando Guebuza, Nyusi trabalhou para a empresa estatal dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique. Em 1995 foi nomeado diretor executivo da divisão norte, CFM-Norte, tendo integrado o conselho de administração em 2007.
 
Entre 1993 e 2002, foi também presidente do Clube Ferroviário de Nampula, um clube de futebol da primeira divisão com sede em Nampula. Foi também professor assistente no campus de Nampula da Universidade Pedagógica (actual Universidade Rovuma),fellow da Africa Leadership Initiative, e membro do Comité Nacional dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional.
 
Filipe Nyusi assumiu o cargo de Ministro da Defesa em 27 de março de 2008, sucedendo a Tobias Joaquim Dai,
 
Filipe Nyusi foi eleito para o Comité Central da Frelimo durante o X Congresso
 
Em 1 de março de 2014, o Comité Central da Frelimo elegeu Filipe Nyusi para candidato do partido às eleições gerais de 2014.
 
Filipe Nyusi é casado com Isaura Gonçalo Ferrão Nyusi e ambos têm quatro filhos.
Ler 76 vezes

Boletim Informativo

  • Mais Notícias
  • Delegações Provinciais

 

UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA

Subscreva ao boletim informativo