hasta yatağıhasta yatağıtuzla escort
”Nenhum medroso comanda com sucesso uma unidade”
12.Dez..2020
Classifique este item
(0 votos)

O Presidente da República exige coragem dos militares na luta contra o terrorismo e diz que “nenhum medroso comanda com sucesso uma unidade” militar.

Filipe Nyusi falava esta sexta-feira em Nampula na graduação de oficiais superiores do Exército na Academia Militar.

 

A Academia Militar Marechal Samora Moisés Machel recebeu na tarde desta sexta-feira o Presidente da República que orientou a cerimónia da 13ª graduação de oficiais superiores do Exército nos seus diversos ramos.

O início das formalidades daquele tipo de cerimónia foi marcado pela entrada do grupo de militares que levava consigo a bandeira nacional bem içada – um dos símbolos da soberania nacional. Na qualidade de comandante-chefe das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, como lhe confere a Constituição da República, Filipe Nyusi fez uma revista aos oficiais.

De seguida, os oficiais passaram em frente à tribuna em marcha lenta ordinária, demonstrando deste modo prontidão perante o comandante-chefe. E é justamente de prontidão, vigilância e astúcia que Nyusi viria a falar no seu discurso de ocasião.

A luta contra o terrorismo em Cabo Delgado ocupou parte significativa do discurso, e o Presidente começou por lembrar aos graduados que o inimigo é real e que os comandantes de pelotões que dali sãem devem estar em alerta permanente.

“Tenham em mente que o vosso sucesso dependerá grandemente da vossa prontidão, da vossa vigilância. Vão comandar na primeira linha, por isso nunca devem assumir que o inimigo não virá ou que não está. Mas de preferência devem contar com a vossa prontidão para o defrontar. Nunca presumir que ele não atacará. Só através da vossa coragem e bravura terão a legitimidade e a credibilidade de fazer cumprir junto dos vossos subordinados as orientações emanadas dos vossos superiores hierárquicos e de vós mesmo como comandantes desses homens e mulheres que querem ser bem comandados e bem dirigidos. Nenhum medroso comanda com sucesso uma unidade”, disse Filipe Nyusi.

E lançou um alerta: “o dia em que a vossa tropa fugir numa operação, estiverem insubordinados, angustiados, entrarem em desordem ou forem derrotados a culpa é de cada um dos comandantes. Vós sois comandantes profissionais, não permitam que isso aconteça. Tenham sempre sargentos motivados e do vosso lado”.

Os graduados fazem parte de 14 cursos ministrados na Academia Militar, dos quais pode-se destacar a infantaria, marinha de guerra, administração militar, comandantes de meios radiotécnicos, comunicação, artilheiros terrestres e antiaéreos, blindados, reconhecimento, entre outros.

A graduação, assim como as palavras de Filipe Nyusi acontecem numa altura em que no teatro operacional há relatos não oficiais de muitas baixas de militares, alguns deles emboscados pelos terroristas.

Ler 102 vezes

Boletim Informativo

  • Mais Notícias
  • Delegações Provinciais

 

UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA

Subscreva ao boletim informativo