Na ocasião, Agostinho Trinta, começou por manifestar o sentimento de compaixão e pesar para com os quadros que durante o período que separa a XIIIª Sessão e esta , pereceram, e em sua homenagem pediu um minuto de silêncio.
Durante o discurso de abertura, o expoente máximo da FRELIMO ao nível da Província de Nampula igualmente saudou a direcção máxima do Partido FRELIMO na pessoa de Filipe Nyusi Presidente da FRELIMO e da República de Moçambique pela maneira sábia que tem dirigido os destinos deste país.
Agostinho Trinta sublinhou a necessidade dos membros continuarem com o espírito de camardagem de modo fazer valer cada vez mais a UNIDADE NACIONAL para o desenvolvimento do nosso país em geral e em particular a Província de Nampula.
Segundo Agostinho Trinta, a Covid-19 é um dos grande desafios que nos é imposto como Partido FRELIMO, portanto, temos uma grande responsabilidade no sentido de continuar a dessiminar as medidas de prevenção e combate ao Cornavírus para continuarmos a manter baixos os níveis de contaminação.
Num outro desenvolvimento, Agostinho Trinta exortou a necessidade de se manter a vigilância no seio das comunidades, repúdiando e condenando a todas as formas de manifestação de terrorismo e de perturbação da Paz e estabilidade do país e em particular a Província de Nampula.
A XIVª Ordinária do Secretariado do Comité Províncial do Partido FRELIMO em Nampula contou com a presença dos Secretários Provínciais das Organizações Sociais (ACLLN, OMM e OJM) governantes, Manuel Rodrigues Alberto, Governador da Província de Nampula, Mety Oreste Gondola, Secretário de Estado e outros quadros da FRELIMO.
UNIDADE, PAZ E DESENVOLVIMENTO
-Departamento de Comunicação e Imagem da FRELIMO em Nampula.