hasta yatağıhasta yatağıtuzla escort
Ministro da Saúde inaugura laboratório de testagem da Covid-19 em Nampula
08.Jul..2020

Ministro da Saúde inaugura laboratório de testagem da Covid-19 em Nampula

Armindo Tiago, Ministro da Saúde inaugurou hoje, 02 de Julho do ano em curso, o laboratório de testagem da Covid-19 em Nampula.

A máquina foi montado no Hospital Central de Nampula, um laboratório bastante equipado para fazer análises clínicas da pandemia.

 

O equipamento com a capacidade de diagnosticar pelo menos 200 análises por dia, vai funcionar no laboratório do HCN por um período provisório, podendo a posterior, ser transferido para laboratório de saúde pública localizado no posto administrativo urbano de Muatala, zona da Faina, na cidade de Nampula. Encontrando-se na sua fase avançada da reabilitação.

Entretanto, o funcionamento do mesmo, irá permitir maior rapidez no diagnóstico da COVID-19, principalmente, nesta fase em que a província de Nampula regista um padrão de transmissão comunitária. Daí que, o Ministro da Saúde apelou aos técnicos do laboratório, para o uso racional do equipamento visando não só fazer valer a oferta, mas também garantir a sua durabilidade.

Armindo Tiago, na sua explanação no âmbito da inauguração do laboratório disse que os serviços poderão servir igualmente, a população das províncias da região Norte do país, nomeadamente, Nampula, Niassa, Cabo Delgado e parte da província da Zambézia.

Tiago revelou que o diagnóstico laboratorial da infecção pelo novo coronavírus, é um dos pilares principais para a vigilância e o controlo da pandemia. E, o mesmo é realizado no país desde 10 de Março do ano em curso, baseando-se na técnica de PCR em tempo real. Sendo inicialmente o Instituto Nacional de Saúde – INS, o primeiro instituição a realizar os testes em Marracuene na cidade de Maputo.

A técnica de PCR é a única até o momento, recomendada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, e é vista como um elemento de ouro e padrão para o diagnóstico da COVID-19.

Sabe-se que no princípio do pretérito mês de Junho, iniciou a testagem da doença na cidade da Beira, tendo na altura, sido deixado a promessa de para breve, o arranque dos serviços na cidade de Nampula.

Porém, Armindo Tiago, manifestou alívio pela inauguração destes, no HCN, numa inspiração de missão cumprida.

O Ministro da Saúde destacou o papel de todos os cidadãos que manifestam o interesse de lutar contra esta e outras epidemias.

Aliás, Armindo Tiago sublinhou que, o equipamento montado no laboratório do HCN, dispõe de vasta capacidade de diagnosticar não só a COVID-19, como também outras doenças, no caso da cólera e a febre tifoide.

A fonte não escondeu a sua gratidão pelo apoio da MCNET, a empresa que ofereceu o equipamento, 15 mil testes e respetivos reagentes para testagem da Covid-19 em Nampula.

Assim, através deste equipamento o processo da vigilância activa para a mitigação do novo coronavírus no país, particularmente em Nampula, poderá conhecer outra realidade e em tempo real.

O Secretário de Estado da Província de Nampula, Mety Gondola, garantiu que vai velar no manuseio do equipamento, disse ainda que, o seu desejo é de ver o salvamento das vidas humanas.

Por sua vez, Manuel Rodrigues, Governador da Província, falou que a inauguração do laboratório, Nampula entra em grande medida, na fileira da participação activa no processo de vigilância desta pandemia e isto mostra a responsabilidade que o Governo tem com a população que merece viver e se distanciar deste grande inimigo invisível. Para além disso Nampula não pode ser o local para doenças desta natureza mas para isso precisamos de conservação e manutenção deste equipamento ora inaugurado.

Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração, PCA da MCNET, Rogério Samu Gudo, disse que a oferta, faz parte daquilo que são os valores da empresa, e, olhando pela situação em que o mundo vive actualmente, não podia viver indiferente dando o apoio neste momento difícil.

Ciente dos desafios económicos em que as empresas de todo o mundo enfrentam, Rogério Samu Gudo, achou conveniente retardar os seus projectos e concentrar-se juntamente com o governo, sobretudo, na luta contra a pandemia.

O doador entende que, o aparelho aqui montado, na cidade de Nampula, vai ajudar a descongestionar os laboratórios das cidades da Beira e Maputo, fazendo os seus testes localmente.

Entretanto, Rogério disse que vai continuar a prestar apoio ao Governo para estender estes serviços para outras províncias do país.

A Direcção do HCN prometeu a conservação e melhor manuseio do aparelho, para doravante, servir ao sector da saúde da Província de Nampula e da região Norte, respondendo cabalmente as requisições, em 24 horas.

Ler 55 vezes

Boletim Informativo

  • Mais Notícias
  • Delegações Provinciais

 

UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA

Subscreva ao boletim informativo