hasta yatağıhasta yatağıtuzla escort
MENSAGEM DE SAUDAÇÃO POR OCASIÃO DA CELEBRAÇÃO DO EID AL-FITR
24.maio.2020
Classifique este item
(0 votos)
Moçambicanas e Moçambicanos,
Caros compatriotas,
 
 
Celebra-se hoje o Eid al-Fitr, que assinala o fim do Ramadan, um mês marcado pelo jejum sagrado do nascer ao pôr-do-sol das nossas irmãs e dos nossos irmãos muçulmanos.
 
 
O Ramadan foi um período intensamente espiritual que serviu para renovar a fé, praticar actos de caridade, promover valores de bondade, perdão e tolerância, assim como exaltar o papel da família e da comunidade.
 
 
O Ramadan foi sempre momento de muita devoção e sacrifício. Lamentavelmente, este ano, os sacrifícios dos muçulmanos como os de todos os moçambicanos, aumentaram.
 
 
O Islão, uma religião que valoriza a interacção social, nesse Ramadan, os seus crentes tiveram que conviver com inúmeras restrições para evitar a propagação do novo coronavírus.
 
 
Em cumprimento das orientações e medidas do combate contra a Pandemia COVID-19, tiveram que abrir mão do iftar, os tradicionais jantares com a presença de amigos e familiares, do tarawih, as orações nocturnas nas mesquitas, as visitas regulares aos familiares e amigos, até a peregrinação à Cidade Santa de Meca.
 
 
Tudo foi tão diferente e não esperado.
O maior sacrifício foi consentido pelas comunidades muçulmanas residentes no Norte da província de Cabo Delgado por causa dos ataques armados violentos, e nas províncias de Manica e Sofala, por causa dos poucos que entre nós usam a violência para fazer recuar o desenvolvimento de Moçambique e recuar o bem-estar dos moçambicanos.
 
 
Por isso, nesta celebração de Eid al-Fitr, queremos manifestar a nossa solidariedade a todas as irmãs e todos os irmãos que professam o Islão, por terem sido submetidos ao sofrimento e às medidas tomadas durante o mês sagrado, aceitando privar-se de práticas milenárias desta religião.
 
 
Caros Compatriotas Muçulmanos,
Neste dia de celebração do Eid, que juntos celebramos nos anos passados, gostaria de reafirmar como Governo, o nosso reconhecimento à solidariedade e apoio dos nossos irmãos, membros da comunidade muçulmana, aos necessitados em particular, neste momento em que lutamos contra a Covid-19.
 
 
Neste momento de alegria e de festa, fazemos votos que a força que os crentes acumularam durante o Ramadan sirva para consolidar a união e a fraternidade entre as famílias moçambicanas, com destaque para as que se encontram deslocadas, espoliadas dos seus bens, devido às acções terroristas e de todos os outros que nos pretendem dividir.
 
 
Que Allah amplie as virtudes de cada Rizk e Barakah e conceda o grau mais alto de tolerância, de misericórdia em Jannat
Desejo a todos os irmãos muçulmanos de Moçambique e do mundo inteiro, um FELIZ EID-MUBARAK 2020 e uma celebração cheia de alegria e de prosperidade.
 
 
Maputo, aos 23 de Maio de 2020
 
 
*_Filipe Jacinto Nyusi, PR_*
Ler 72 vezes

Boletim Informativo

  • Mais Notícias
  • Delegações Provinciais

 

UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA

Subscreva ao boletim informativo