Frelimo
a1Filipe Jacinto Nyusi é moçambicano, nascido a 9 de Fevereiro de 1959, em Namau, distrito de Mueda, Província de Cabo-Delgado. É Filho de Jacinto Nyusi Chimela e Angelina Daima, camponeses, já falecidos.
Em 1973, Filipe Jacinto Nyusi, com 14 anos de idade, ingressou nas fileiras da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), tendo feito sua preparação político militar no Centro de Nachingwea, na Tanzânia. Em 1974, concluiu os estudos primários, no Centro Educacional, em Tunduru, na Tanzânia.

Como continuador fez parte do grupo que representou os alunos do Centro Educacional de Tunduru, para abrilhantar a celebração da proclamação da Independência Nacional, no dia 25 de Junho de 1975, no Estádio da Machava, em Maputo, proclamada pelo saudoso Presidente Samora Moisés Machel.
De 1976 a 1980, frequentou a Escola Secundária da FRELIMO, em Mariri, Provincia de Cabo-Delgado, onde concluiu o primeiro ciclo do ensino secundário.

"A Paz requer paciência, tolerância e generosidade. Só é possivel alcançarmos e mantermos a Paz, se houver da parte de todos nós uma verdadeira nobreza de espírito e de carácter."

 
Em 1982, concluiu o segundo ciclo, na Escola Secundaria Samora Machel, na Cidade da Beira, Província de Sofala.
Frequentou o curso de Engenharia Mecânica, pela Academia Militar – VAAZ de Brno, na Republica Checa, em 1990, onde lhe foi conferido o título de Mestre em Engenharia e galardoado com menção honrosa.
 
§  Filipe Jacinto Nyusi iniciou sua carreira profissional na Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, em 1992, em Nampula. Entre 1992 e 1993 foi operário e assistente do Chefe de Serviço de Oficinas
Gerais.
§  De 1993 a 1995 exerceu a função de Director Ferroviário e de 1995 à 2007 Director Executivo do CFM-Norte.
§  Em 1999 fez a Pos-Graduação, em Gestão Sénior pela Universidade Vitoria, em Manchester, no Reino Unido.
§  Em 2003, pela India Institute of Management (IMM), em Amadbad, Estado de Gujarat, na India, é certificado em Educação de Gestão.
§  Frequentou outros cursos e estágios profissionais, de curta duração, na Suazilândia, África do Sul e Estados Unidos de América.
§  Foi docente, em regime de tempo parcial, na Universidade Pedagógica, em Nampula, no Departamento de Matemática, de 2002 a 2008.
§  Durante três anos, foi membro do Núcleo do Ensino Superior de Ciência e Tecnologia, na Província de Nampula.
Transferido para Maputo, exerceu as funções de Administrador Executivo da Empresa Portos e Caminhos de Ferro, no pelouro de Exploração Empresarial, de 2007 a 2008, altura em que é nomeado Ministro da Defesa Nacional.
§  Filipe Jacinto Nyusi foi Presidente do clube Ferroviário de Nampula, de 1995 a 2005 e levou o Clube a conquista do título de campeão Nacional, edição 2004.
  • Mais Notícias
  • Delegações Provinciais

 

UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA

Subscreva ao boletim informativo